Liberte o seu Android dos códigos proprietários com o F-Droid

O F-Droid é um catálogo que reúne aplicativos gratuitos para Android. E não só isso, além de gratuitos, os Apps disponíveis no F-Droid são de código aberto. O cliente do F-Droid, que pode ser baixando aqui, facilita muito a vida de quem procura por aplicativos que não estão disponíveis na Google Play ou que preferem aplicativos livres de código proprietário.

Todo mundo sabe que programas de código aberto são, geralmente, mais seguros que seus pares proprietários. E, inclusive, o F-Droid já fez parte da campanha da Free Software Europe “Liberte o seu Android”, em que conscientiza sobre os riscos de segurança e privacidade de aplicativos proprietários.

É possível usar apenas código livre no Android?

Infelizmente não é possível tornar o Android completamente livre, já que o próprio kernel do sistema contém Drivers e firmware não-livres. Além de aplicativos pré-instalados, como o Google Chrome que coleta dados de navegação do usuário e enviar para o Google. Porém, é possível tornar o Android o mais livre possível e o F-Droid é uma das muitas ferramentas que você pode utilizar para atingir esse objetivo.

Não é necessário criar uma conta para utilizar os serviços do F-Droid. Basta baixar e instalar a loja e usar sem restrições. Aplicativos que possuem propaganda, rastreadores de usuário ou que tenha algum pedaço de código proprietário são marcados na descrição do aplicativo.

Como instalar o F-Droid

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é ativar aplicativos a partir de fontes desconhecidas. No seu aparelho vá em Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas. Se tiver utilizando o Android Oreo, veja aqui como habilitar essa função.
  2. Baixe o F-Droid aqui.
  3. Em seguida toque o arquivo que você baixou para iniciar a instalação. Arquivos baixados na internet geralmente vão para a pasta Download. Navegue até lá e toque no arquivo que você acabou de baixar.
  4. Caso seja exibida alguma mensagem alertando para os riscos de instalar aplicativos de terceiros, marque que compreende e prossiga com a instalação.

F-Ddroid Android como instalar

Se tudo ocorrer com planejado, o novo app irá aparecer na bandeja de aplicativos. Agora é só acessar e procurar os aplicativos que pretende instalar.

Tópicos:

,