Como o criador da Stripe se tornou o mais jovem bilionário do mundo

John Collison Stripe
Publicado por Redação

Não é de hoje que vemos gente nova gerando ideias brilhantes, mas só recentemente é que esses novos empreendedores obtiveram espaço para tocar as suas engenhosidades. Um ótimo exemplo é o John Collison, um irlandês de apenas 27 anos que criou, junto com o seu irmão, a Stripe: uma empresa que permite que outras empresas aceitem pagamentos via Internet.

A Stripe fornece hoje soluções que se integram com Apple Pay, Bitcoin e se tornou a favorita de gigantes da Internet como o Facebook e Lyft. Empresas de renome como Kickstarter e Pinteret utilizam soluções de pagamentos desenvolvidas pela Stripe.

Como a fortuna dos irmãos Collison começou

Tudo começou em 2007, quando Collison fundou a “Shuppa” junto com o seu irmão mais velho, Patrick. Como a agência de financiamento da Irlanda, a Enterprise Ireland, um tipo de BNDES irlandês, não alocou dinheiro para a empresa. Os irmãos decidiram então ir para o Vale do Silício, onde se fundiram com a Y Combinator e formaram a Auctomatic.

Patrick e John Collison

Patrick e John Collison

Auctomatic foi responsável por criar ferramentas para o eBay e em 2008 ela foi comprada por US$ 5 milhões. Nessa época John tinha 17 anos.

Em 2010, Collison co-fundou Stripe com o objetivo de simplificar a forma como os sites aceitam pagamentos online. A empresa recebeu o apoio de Peter Thiel, Elon Musk, Max Levchin e Sequoia Capital.

A Stripe hoje

Em novembro de 2016, os irmãos Collison tornaram-se os mais jovens bilionários autoproduzidos do mundo. O valor da empresa gira em torno de US$ 9,2 bilhões. Hoje ela possui cerca 750 funcionários e está sediada em São Francisco.