iOS, o sistema operacional móvel da Apple lançado em 2007

O iOS é o sistema operacional para dispositivos móveis de propriedade da Apple Inc. Ele foi originalmente desenvolvido para equipar o iPhone, mas já é usado em outros produtos da empresa, como iPod Touch, iPad e Apple TV. O iOS tem o seu código derivado do Mac OS, sistema operacional da companhia criada por Steve Jobs. O iOS só pode ser adquirido se você comprar um gadget da empresa que venha com o sistema. A Apple não permite que o iOS rode em aparelhos com hardware de terceiros, como acontece com os sistemas Android e o Windows Phone.

Penetração do iOS no mercado mundial

Atualmente o iOS é o segundo sistema operacional mais utilizado em smartphones e tablets, ficando atrás apenas do Android. Aproximadamente trinta e quatro por cento do mercado de smartphones usa o sistema da Apple (Junho de 2012).

iOS penetração

Controle sobre o sistema

A Apple gosta de ter controle total sobre seus produtos, até mesmo sobre os software que os acompanha, não só o sistema operacional, tá? Mas até barrando de forma contundente a entrada de aplicativos que não condizem com as suas políticas, na loja da empresa. Em 2007 foi lançado o iPhone e para acompanhar e controlar os seu equipamento, a Apple desenvolveu o iOS. Inicialmente não era permitido a criação de aplicativos de terceiros que rodassem no sistema, como uma alternativa, Steve Jobs argumentou que os desenvolvedores poderiam criar aplicações WEB rodando diretamente no navegador do aparelho, mas que se comportavam como se fossem aplicativos nativos. O controle por parte da Apple sobre os aplicativos desenvolvidos por terceiros era visto como uma medida de proteção para os próprios usuários. Aplicativos mal escritos podem diminuir o desempenho do seu smartphone e prejudicá-lo como um todo, os usuários do Android sabem bem o que é isso. Mas talvez a explicação mais plausível para essa rejeição inicial de Jobs em permitir aplicações de terceiros era o medo e a incapacidade de lidar com questões de segurança e privacidade dos usuários.

iOS 7, a versão mais recente

A versão mais recente do iOS é a 7, que servirá como sistema para o iPhone e iPod. Foi oficialmente lançado na WWDC 2013. O iOS 7 teve a aparência remodelada. Ele passou por uma grande mudança no design em comparação a sua versão anterior. Agora o iOS está mais limpo, leve e trouxe algumas modificações na tela de bloqueio, na aba de notificações e nos ícones dos apps nativos do sistema. Além disso, o novo iOS conta com recursos inéditos, como atualização automática pela App Store, um centro de controle das configurações do aparelho e uma versão mais inteligente do assistente Siri.

ios7