Instalando aplicativos no Firefox OS

Com o lançamento cada vez mais próximo do Firefox OS, as expectativas aumentam com relação aos aplicativos que estarão disponíveis no Firefox Marketplace. Vemos que ela já está disponível e operando a todo o vapor. Caso queira dar uma olhada e ainda não tem um aparelho com o Firefox OS poderá emular o sistema usando o seu navegador Firefox, veja aqui como fazer. Caso já tenha um aparelho com o sistema da Mozilla, já é meio caminho andando, acesse agora o Firefox Marketplace e comece a instalar os aplicativos.

Instalando aplicativos no Firefox OS

Instalar aplicativos no Firefox OS é tão fácil quanto ou se não mais fácil que no Android. Na versão atual não encontrei ainda nenhum sistema de identificação de usuário e quando baixamos os aplicativos não encontramos informações detalhadas sobre eles. Mas acredito que o Firefox Marketplace irá receber ainda muitas atualizações antes do lançamento do primeiro aparelho que carregue-o como sistema operacional.

Marketplace e seus aplicativos

Com o seu aparelho Firefox ou um emulador acesse o aplicativo do Marketplace, lá está todo o repositório oficial de aplicativos. É obvio que não é tudo, existirão ainda mais aplicações que não estarão na loja, mas essas aplicações, assim como os arquivos .apk são para o Android, poderão trazer perigos para os menos, e até mesmo os mais avisados. Dos aplicativos que mais bem desenvolvidos foram está o Twitter, que recebe um lugar de destaque, bem no topo da loja. Creio que com o tempo ele saia de lá, esse será um lugar almejado por muitos ainda.

firefox marketplace

Basicamente a loja é dividida por categorias. Entre elas estão Jogos, Educação, Negócios, Livros e referências, Entretenimento e esportes, Música, entre outros. Visitando a categoria Educação, encontrei o aplicativo da Wikipedia, ótimo aplicativo para quem gosta de cultura.

Informações disponíveis

Da pouca informação que é disponibilizada para quem vai baixar um aplicativo está o tamanho dele e o autor, geralmente acompanhado do endereço do site onde o tal aplicação está hospedada. Entretanto com relação ao tamanho, vejo sempre a mesma coisa “Unknow”. É amigos o sistema está crescendo. Já tem muitos aplicativos e receberá centenas de outros ainda antes do lançamento. Mas vamos ver no que isso vai dá, será que vai vingar?

Deixe o seu comentário