Inbox by Gmail, um cliente de Webmail diferente

O Google está trabalhando no Inbox by Gmail, um serviço de webmail que é uma espécie de descendente do Gmail, só que com substanciais mudanças. O que podemos notar de diferente entre os dois é a forma como ambos funcionam, não só no design, já que o Inbox é o produtor mais Material Design já disponibilizado pelo Google, mas também a forma como ele entende o conteúdo de cada mensagem e organiza os e-mails. Se você fez compras on-line esse mês, ele irá organizar todos os recibos em um grupo especial. É claro que a ideia de separar os e-mails em categorias não é nova. O próprio Gmail já fazia isso de forma primorosa, se comparado aos outros clientes de webmail disponíveis no mercado. Mas o que o Inbox by Gmail tem que os outros não têm é a inteligência para fazer isso melhor. O que é mais importante, atualizações do seu vôo para aquela viagem tão esperada ou um feliz Natal do Papai Noel trazendo como presente um desconto de 10% naquela loja virtual?

Pode parecer bobagem, mas o Inbox também é um dos primeiros sites da Internet a atualizar a forma como você navega. Antes dele, nós clicávamos num botão, a página anterior sumia e o navegador começava a carregar aos poucos a nova página. Com o Inbox by Gmail existe efeitos de transição muito parecidos com o que encontramos quando usamos um smartphone, mais especificamente um smartphone rodando o Lollipop. Você não tem quebras, a página fica mais fluida e gostosa de navegar. Os efeitos são dosados na medida certa e depois de perceber que quebra de páginas são feias, você nunca mais olhará para os outros sites do mesmo jeito.

inbox by gmail app

Como acessar o Inbox by Gmail

O Inbox by Gmail pode ser acessado via aplicativo disponível para Android e iOS ou através do navegador, no endereço inbox.google.com. Mas é necessário um convite para poder usar o serviço. Apesar de ter uma interface bonita, ser inteligente, organizado e mostrar o que é mais importante primeiro, leva um pouco de tempo para você se adaptar ao novo serviço e num primeiro instante as coisas podem ter a aparência de desorganizadas. Solicite o seu convite e teste os recursos do Inbox by Gmail antes de todo mundo. Depois comente o que achou da novidade.

  • Andrade Andrade

    Fico imaginando o Google decidindo o que eu devo ler ou não no e-mail. Diga-se de passagem os filtros antspam que em grande parte decide de forma arbitraria o que devo ou não ler. Então quem quer realmente usar e-mail de forma perfeita registre um domínio e use um programa cliente que seja par android ou desktop particularmente utilizo o thunderbird. O custo de registrar e manter um domínio hoje é tão barato que nao vejo real motivo de usar algum serviço de e-mail do Google ou qualquer outro sistema gratuito.