Impressora 3D – A tecnologia nunca foi tão perigosa

A industrialização não veio para dar um fim na manufatura, pelo menos não no meu ponto de vista. O mercado possui diversos nichos e a industrialização não pode cobrir todos, afinal seria necessários gastos que, dependendo do segmento, não valem os benefícios obtidos. Mas parece que além dela, a manufatura ganhou um novo “inimigo”, a impressão 3D, que mesclar tanto características da manufatura, quanto da industrialização. O objetivo é fazer com que as pessoas criem suas próprias coisas. Nem todo mundo é artesão e muito menos tem recursos para montar um sistema de produção rápido, que requer etapas, dinheiro e tempo. Nesse cenário surgem as impressoras 3D, verdadeiras obras da engenharia humana, ou não. Mas nem tudo são flores, assim como você pode criar objetos simples, ferramentas mais complexas podem ser gerados com essas impressoras. Talvez o exemplo mais perigoso sejam as armas de fogo. Sim, é possível criar armas de fogo em uma impressora 3D.

Armas de fogo em 3D

A brincadeira começou quando Cody Wilson criou uma arma de fogo de plástico. Nada muito complicado, ela só precisa de um gatilho, pino de disparo, uma câmara e um cano. Como se já não bastasse o feito, Cody apelidou a arma de “ o libertador” e foi construída usando uma impressora 3D Dimension SST Stratasys. Ela é constituída por 16 partes, dos quais 15 são impressas em 3D.

Projetos de armas em 3D

Wilson é o criador da companhia por trás do projeto, Defesa Distribuída. Ele afirma que o projeto não é sobre violência, mas sobre a liberdade. No site do Defesa Distribuída, você pode baixar vários projetos de armas e tantos outros que foram simplesmente censurados pelo do Thingiverse pelas industrias Makerbot . Só isso já bastaria pra nos alertar do perigo.

Apesar de o projeto ter fins pacíficos e ideal liberatório, ninguém sabe ao certo o quão impactante o poder de criar uma arma de fogo em casa é. Ainda não existe uma legislação para esse tipo de coisa e todo cuidado é pouco quando o assunto é arma de fogo.

Futuro das impressoras 3D

Que as impressoras 3D são uma revolução, isso já sabemos, mas ela traz consigo uma liberdade parecida com aquela que surgiu junto com a popularização da Internet. Ninguém está vendo o que eu estou fazendo, é só por curiosidade. O que as pessoas precisam nesse momento de transição é um pouco de responsabilidade e mais a frente, legislação.

E você o que acha dessa revolução em 3D?