Hotmail, o primeiro webmail do mundo

O Hotmail, posteriormente chamado de MSN Hotmail, e Windows Live Mail, foi um serviço de webmail comprado pela Microsoft em 1996. Ele foi o primeiro e mais popular serviço de webmail da Internet. Em 2008 possuía mais de 200 milhões de usuário, dos quais 47 milhões eram brasileiros. Lançado no mercado em 1996 por Sabeer Bhatia, teve como principal concorrente o Yahoo! Mail, lançado em 1997. O Hotmail foi substituído pelo Outlook.com em 2012 depois que a Microsoft decidiu mudar completamente o seu serviço de webmail. Apesar da troca, os domínios hotmail.com ainda podem ser usados dentro do Outlook.com.

Surgimento do Hotmail

O Hotmail foi criado pelo indiano Sabeer Bhatia enquanto estudava na Caltech. A ideia era simples, criar um serviço de e-mail que pudesse ser acessado de qualquer lugar do mundo, bastando pra isso, possuir um navegador. Computadores na época eram objetos extremamente caros e nem todos podiam pagar para ter um. Com o novo serviço criado por Bhatia, não era necessário possuir um computador, você poderia acessar de um computador qualquer, e depois, quando tivesse a oportunidade, acessá-lo de outro computador sem perder os e-mails antigos. A ideia de Bhatia foi um das mais originais no primórdio da Internet. E cresceu tão rapidamente que os provedores de conteúdo, mal conseguiam lidar com o aumento repentino de tráfego.

hotmail login

Aquisição pela Microsoft

Por algum tempo a empresa criada por Bhatia, juntamente com um amigo da faculdade chamado Jack Smith, ficou despercebida. Até que ganhou a atenção da Microsoft depois que Bhatia anunciou em um jornal que o seu serviço já contava com seis milhões de usuários. O Hotmail foi então comprado pela Microsoft, e Hotmail só fez crescer depois da aquisição.

Substituição pelo Outlook.com

Em 2012 o serviço foi substituído pelo Outlook.com, integrado com os principais serviços da Microsoft, como o SkyDrive e o Skype.

[button url=”http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Hotmail” target=”_blank” style=”grey” size=”small”]wikipedia[/button]