Google Sign-In – Autenticação com o Google +

O Google está lançando um sistema de autenticação através do perfil da sua rede social, seu nome é Google sign-In e ele está sendo criado para brigar com o sistema de autenticação do Facebook e Twitter. Basicamente ele pega as suas informações e diz aos aplicativos e websites que você é uma pessoa e possui registro dentro do sistema da Google. Ele usa o perfil do Google+ para que você não tenha sempre o mesmo trabalho de criar uma conta, nome de usuário e senha, em algum site que precise saber quem você é. Através desse serviço você pode conectar a sua conta do Google+ em vários sites e se caso você não queira mais sua conta em determinado site, você pode simplesmente deletá-la. Além de sites você pode inclusive conectar aplicativos do Android. Isso tornaria sua vida mais sociável, já que é inteiramente possível, você compartilhar com seus amigos e círculos tudo aquilo que está acessando on-line, através do Google+.

Mozilla Persona

Eu escrevi há algum tempo um artigo que fala sobre o Mozilla Persona, um sistema de autenticação desenvolvido pela Mozilla e até hoje não vi um único site grande, além dos mencionados pela Mozilla na divulgação, que o tenha adotado. Entretanto vemos ao longo da história da informática, que não basta ter uma grande ideia, você tem que ter poder e dinheiro para tocá-la a frente. Bom… no caso na Microsoft e da Apple não foi bem assim, mas algumas outras empresas de tecnologia se encacham perfeitamente nesse perfil.

Mozilla Persona x Google Sign-In

A Mozilla, ergo organização sem fins lucrativos, criou o Mozilla Persona para acabar com esse lance chato de nome de usuário e senha de uma vez por todas. O Persona, que além de conectar-se a sites da internet, possibilita que aplicativos do Marketplace usem esse sistema para criar contas para os usuários, ou seja, facilita a vida de todo mundo e torna usuário em potenciais clientes. Mas pelo visto a Google achou que essa é uma ferramenta poderosíssima e tá aí, Google Sign-In, pronto para você usar e aproveitar.

Google Sign-In em funcionamento

Os usuários de Android devem ter percebido que tem um novo aplicativo na sua lista. Ele é verdinho e tem a logo do Google. Com ele você pode gerenciar todas as páginas e aplicativos que estão usando sua conta Google para fazer autenticação. Entre os primeiros aplicativos a adotar o novo sistema está o TuneIn Radio que recebeu uma atualização recentemente e já opera a todo vapor com o Google Sign-In.

Deixando sua vida mais “redesociável”

A vantagem de utilizar essa ferramenta é que você pode ter uma espécie de controle social sobre tudo o que você vê e usa dentro de aplicativos e sites. Podendo compartilhar e informar aos seus amigos sobre seus gostos, notícias ou alguma coisa interessante que seus amigos porventura venham a gostar. É uma coisa boa, e o Mozilla Persona não conta com isso. O sistema de autenticação do Facebook tem isso, mas não está presente em aplicativos Android. É… parece que o Google decidiu juntar tudo numa coisa só.

Tópicos: