Google – Companhia

A Google Inc. é uma empresa de tecnologia americana subsidiária do Aphabet. Ela foi criada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin e desenvolve uma série de serviços e produtos, que na sua maioria é gratuito e baseado na internet, gerando lucro principalmente através da publicidade direcionada. O slogan da companhia é “Don’t be evil” ou em bom português “Não seja mau”. Eric Smidth disse uma vez que o slogan da empresa que presidiu era, nas suas palavras, estúpido[1]. A missão declarada do Google desde a sua fundação é “organizar a informação mundial e torná-la acessível e útil. A Google é a criadora de um motor de busca homônimo de onde vem a maior parte de sua receita. Também oferece uma gama de serviços WEB que todo mundo já conhece: Gmail, Google Drive, Google Maps, Google Agenda, Google Play e Translate.

Google e as redes sociais

O Google também é a criadora de algumas redes sociais, como Orkut, que já foi a rede social mais utilizada no Brasil, tendo sido ultrapassada pelo Facebook em pouco tempo, e o Google+, rede social que integra a maioria dos serviços da empresa, como o Picasa, YouTube e Hangout.

Google Plus

Publicidade Google

A maior parte da receita da empresa vem da publicidade online. Para o ano fiscal de 2006, a empresa registrou um ganho de 10,492 bilhões dólares apenas em publicidade. O Google AdWords e o Google Adsense são os dois grandes serviços que maximizam ainda mais as receitas da empresa. O primeiro é usado por anunciantes que desejam ter suas campanhas publicitárias exibidas nos serviços e rede de parceiros do Google. Já o Google Adsense é usado por parceiros da empresa, exibindo propagandas do Google em seus sites. Os parceiros do Google ganham uma porcentagem bem gorda da receita gerada pelos anúncios vinculados aos seus sites. Os anúncios exibidos, tanto nos serviços da empresa quanto nos sites de parceiros, são relevantes para o internauta porque leva em conta o contexto do site, além de coletar informações e hábitos dos usuários de seus serviços, para então exibir a publicidade mais adequada.

Compras e aquisições

Desde que ganhou força e capital, o Google vem adquirindo empresas. Em 2001 ela comprou a Keyhole, Inc, empresa desenvolvedora do Earth Viewer, que depois da aquisição passou a se chamar Google Earth. Em 2005, foi a vez do YouTube, comprado pelo Google por um bilhão e meio de dólares. No mesmo ano a empresa comprou a Android Inc, mas que só foi lançado em 2007. Em 2007, comprou o DoubleClick por três bilhões, dando ainda mais forma ao seu milionários sistema de publicidade. Depois foi a vez do GrandCentral comprado por US$ 50 milhões e posteriormente renomeado para Google Voice. E em 2012, comprou a Motorola Mobility por doze bilhões e meio de dólares.

Referências externas:

  1. Ex-CEO da Google acreditava que o slogan da empresa era “estúpido”