Gmail, o webmail mais utilizado do mundo

O Gmail é um serviço de webmail gratuito criado pelo Google em 2004. Na época o serviço disponibilizava 1 GB de espaço de armazenamento de mensagens, até então o maior do mercado, o que obrigou as empresas que disponibilizavam o mesmo tipo de serviço, a rever o espaço das suas caixas de entrada. Na época, o Yahoo! Mail oferecia 6 MB de espaço e o Hotmail, 2 MB. O lançamento do Gmail foi no dia 1º de abril, dia da mentira, o que gerou uma certa dúvida da veracidade do serviço, ainda mais um serviço com 1GB de espaço, considerado muito para os padrões da época. No início era necessário possuir um convite para criar uma conta no Gmail, atualmente ó cadastro está aberto ao público amplo, basta acessar o site da empresa e se cadastrar.

Anúncios no Gmail

O serviço de webmail da Google é gratuito, mas o Google vincula anúncios contextuais para tornar o serviço rentável. Atualmente o Google vem implantando uma nova interface no Gmail, os banners publicitários que geralmente aparecem na parte superior e lateral direita das mensagens estão sumindo e dando lugar aos e-mails anúncios, que vão parar na aba de anúncios e se confunde com e-mails autênticos.

propaganda no gmail

Infinito + 1

No dia primeiro de Abril de 2005 o Gmail lançou seu programa “infinito + 1” e começou a aumentar o espaço de armazenamento gradativamente. A princípio, a taxa de aumento era de 4 bytes por segundo e já chegou a ser de 1500 bytes por segundo. Atualmente esta taxa gira em torno de 4 bytes por segundo o que dá algo em torno de 124 MB por ano.

Integração com outros serviços

Hoje em dia o Gmail já tem integração com a maioria dos serviços oferecidos pelo Google, como o Google Drive, Google Docs, Google Agenda e o Hangout.

gmail integração

Criando conta no Gmail

Para criar uma conta no Gmail, basta acessar o endereço www.gmail.com ou mail.google.com e clicar em “criar uma conta”. Não é necessário convite.