Glenn Greenwald lançará site focado nos documentos vazados da NSA

Foi anunciado no Mashable na sexta-feira (7) que o jornalista investigativo Glenn Greenwald vai trabalhar num site focado em documentos vazados por Edward Snowden. O site, que ainda não tem nome, mas está sendo chamado de “revista digital” é apenas um dos vários empreendimentos online da First Look Media, uma companhia recém-criada pelo fundador do eBay, Pierre Omidyar. Além de Greenwald, o site vai ter participações de jornalistas como Laura Poitras e Jeremy Scahill.

A criação da First Look Media pode ter nascido da quebra de paradigma que vivemos atualmente, a saída do poder da mídia das mãos dos grandes veículos de massa, para os partais independentes da Internet. Pierre Omidyar deve ter percebido isso a tempo e agora se colocou na posição de fazer a diferença. Divulgar documentos e defender o direito dos jornalistas de escreverem qualquer informação, mesmo que essa informação seja sensível, controversa e atinja diretamente governos e corporações poderosas é o que pretendem.

Sobre a First Look Media, falou Omidyar e o ex-diretor da revista Rolling Stone, Eric Bates “A First Look Media defenderá o direito dos jornalistas de escrever qualquer informação, seja ela sensível e controversa ou não. Estamos lançando esse site como um serviço público e estamos comprometidos com a elaboração de relatórios sobre uma das questões mais importantes do nosso tempo de forma transparente e responsável”.