Tizen

Gigantes desconhecidas por trás do Tizen

empresas por tras do tizen

O mercado tecnológico as vezes é influenciado por agentes pouco conhecidos. Falamos ha um certo tempo que a Samsung pretende lançar aparelhos com um novo sistema que está para nascer, o Tizen. Por trás dele existe duas grandes empresas que já são bem conhecidas por todos nós ocidentais, a Intel e a onipresente Samsung. Entretanto duas outras empresas poderosíssimas e que se quer ouvimos falar também estão nessa barganha, me refiro a NTT DoCoMo e a não tão desconhecida pelos ocidentais, mas que não é muito falada no Brasil, Vodafone.

NTT DoCoMo

A NTT DoCoMo é simplesmente a maior empresa de telefonia do Japão. Seu nome vem do acrônimo da frase “fazer comunicações através da rede móvel” do inglês “Do Communications Over the Mobile Network”. Mais de 50 milhões de pessoas utilizam seus serviços, sem contar com os indianos representados pela Tata DoCoMo, resultante do empreendedorismo conjunto da Tata Teleservices (indiana) e a NTT DoCoMo (japonesa) para prover o mercado indiano de telefonia celular. Possui mais de 223 mil empregados em todo o mundo e conta com um investimento de capital de ¥1.946,6 bilhão (março de 2012). Ela fornece serviços de comunicação móvel 2G e 3G além de outros serviços aos assinantes. No Brasil a DoCoMo representada pela NTT America e NTT Brasil investe na expansão da rede global IP TIER 1.

ntt docomo

Vodafone

Multinacional britânica que possui participação em 25 países do globo, até 2002 era a maior empresa de telefonia do mundo, sendo ultrapassada pela China Mobile em número de linhas, mas que continua como a maior em faturamento. O nome vem de VOice-DAta-FONE (telecomunicações de voz e de dados). Em Portugal atua como Telecel Vodafone. Companhia que nasceu da compra da Telecel, empresa portuguesa de telefonia celular, pela multinacional britânica. A Vodafone foi o segundo operador a lançar a rede High-Speed Downlink Packet Access, mais conhecida como 3,5G ou terceira geração e meia, atingindo velocidades de até 7,2 megabits por segundo em algumas regiões de Portugal. Possui 260 milhões de clientes nos cinco continentes do globo cuja concentração está no Reino Unido, Potutugal, Alemanha entre outros. Nos Estados Unidos tem uma participação minoritária. No Brasil a Vodafone está tentando entrar através de acordos com a Telecom Itália, dona da TIM Brasil.

vodafone

O que virá?

E eu até pouco tempo me perguntava os motivos pelo qual essas empresas estariam interessadas na criação de um novo sistema operacional para aparelhos móveis. Pelo visto a exclusividade de aparelhos Samsung e aqueles antigos aplicativos bloatware vão está presentes no Tizen, mas acredito que seus interesses vão além disso. Mas essas são as minhas suposições, o que você acha?