Garantia estendida, você deve ou não usar?

Sabe aquele clássico momento em que você compra um celular e o vendedor pergunta se você deseja uma garantia estendida e prontamente você responde “não”? Pois é, talvez você se arrependa depois. Saiba porquê.

Tipos de garantia estendida

A garantia estendida nada mais é do que um seguro regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), como aqueles que você paga depois de adquirir um carro, e assim como nesse tipo seguro, existem exclusões, ou seja, situações em que não há cobertura por parte da seguradora/loja e por conta disso, surgem três tipos de garantia estendida. A Original é um tipo de garantia estendida que apenas prolonga o tempo de garantia oferecido pelo fabricante, isso quer dizer que ela começa a funcionar depois que a garantia legal, aquela em que por lei o consumidor tem o direito de reclamar por problemas apresentados em um produto em um prazo de 90 dias, e a garantia do fabricante terminam. A Original Ampliada é um tipo de garantia estendida que adiciona algumas situações em que o fabricante não cobre, e por cima ainda prolonga o tempo de garantia deste produto. E existe ainda a Diferenciada em que a seguradora/loja apenas adiciona ao contrato situações em que o produto será assegurado, mas o tempo não será prolongado, isso quer dizer que a garantia terminará exatamente na data em que termina a garantia de fábrica do produto.

Vale a pena?

Cada caso é um caso se tratando de seguro. Se o produto é um bem de longa duração, como uma geladeira ou fogão, não sei se seria interessante esse tipo de garantia, mas se caso for um produto que possa apresentar defeito em médio ou longo prazo, como smartphones ou computadores, seria extremamente vantajoso adotar uma garantia estendida. Mas fique atento, leia o contrato e saiba exatamente o que está pagando.

Mais Informações

Caso você queira saber mais sobre a garantia estendida ou mesmo acredite que tenha sido lesado, você pode encontrar mais informações no site do Procon do seu estado, inclusive existe uma cartilha informativa sobre garantia estendida. Acesse o site do SUSEP e tenha todas as informações sobre essa modalidade de seguro.

Tópicos:

, ,
  • Fabio Steluti

    Olá Alexandre, bom dia.
    interessante o seu post, entretanto, você se equivocou na definição das 3 opções que caracterizam o seguro garantia estendida. peço que verifique RESOLUÇÃO CNSP No 146, de 2006. ela é clara quanto ao período de vigencia do seguro, SEMPRE após o período do fabricante e isto indepente de sua modalidade (origininal, original ampliada e ou direferenciada). no seu post, você informa erroneamente que a diferenciada possui vigencia durante o periodo de fabrica.