Firefox OS – O sistema da Mozilla para brigar com o Android

Parece que a Mozilla Foundation também quer entrar na briga pelo mercado de dispositivos móveis. Em parceria com a Telefônica e milhares de colaboradores Internet a fora, a criadora de um dos principais navegadores do mundo lançou o Firefox OS, o sistema operacional Open Source que é um concorrente de peso ao Android. Anteriormente chamado de Boot to Gecko ou B2G, a Mozilla notou que tem um nome muito melhor para esse sistema, um nome que representa o espírito daquilo pelo qual ele foi criado. O Firefox OS é um sistema para levar a Internet às pessoas com smartphones, não importa se é um aparelho de entrada ou top de linha. Desenvolvido inteiramente em HTML5, CSS3 e JavaScript, o sistema possui basicamente três camadas. A Mozilla trabalhou muito para tornar o processo de desenvolvimento mais simples.

firefox-phone

Seria um Android travestido?

Apesar de ser um sistema operacional diferente do Android, ele carrega consigo vestígios do DNA do sistema operacional da Google. Afinal de contas é perca de tempo reinventar a roda, ela está aí para todos nós usarmos e não é diferente no mundo dos sistemas operacionais. Assim como o próprio Google enfrentou ações judiciais por conta de certas APIs da Oracle usadas no seu sistema, a Mozilla pode muito bem usar trechos de códigos provenientes do Android pra ganhar tempo, afinal o Android também é Open Source. Daí você pensa, então não é um sistema operacional novo, é apenas o sistema Android redesenhado. Na verdade não é não, isso porque no Firefox OS  não usa Java, e depois que os trechos de códigos são usados apenas para fazer com que o sistema se comunique com hardware.

Funcionamento do Firefox OS

Se o Firefox OS se chamasse HTML5 OS, o nome seria tão impactante quanto, afinal de contas, toda a interface é desenvolvida nessa linguagem de marcação. Temos basicamente três camadas, a primeira é o núcleo Linux, a camada mais próxima do hardware. Depois vem a Gecko, responsável pelo funcionamento do HTML5, CSS e JS. E finalmente Gaia, a interface gráfica desenvolvida exclusivamente em HTML5 e CSS3. Isso me assusta muito, porque mostra o potencial que o HTML5 tem em criar praticamente qualquer coisa. Como o Firefox OS tem poucas camadas ele é mais mais simples e também tem a opção de ser iniciado pela internet.

Criando aplicativos

As aplicações para o Firefox OS podem ser desenvolvidas em HTM5, CSS3 e JavaScript. Daí você fala… sim, no Android eu também posso desenvolver nessas três linguagens. Mas a diferença está no fato de que para rodar no Android, suas aplicações devem ser empacotadas com o PhoneGap, enquanto que no Firefox OS eles são nativamente suportadas nessas linguagem, ou seja, o Firefox OS é um sistema desenvolvido para a Web. Além do fato de se ter acesso direto aos APIs da câmera, SMS, contatos, chamadas, etc. O que facilita e muito a vida dos desenvolvedores.

B2G logo

Mozilla Marketplace

Diferentemente do que acontece em loja de aplicativos como App Apple Store e Play Store, a Mozilla tenta facilitar a publicação de aplicativos na sua loja. Segundo a Mozilla, o aplicativo fica hospedado na página do desenvolvedor e uma Web App entrega o aplicativo ao dispositivo do usuário, fazendo os ajustes de tela e outras coisas que tornem o aplicativo compatível, facilitando a vida de todos. E não podemos esquecer do Firefox Sync, programa da Mozilla que faz a sincronia de dados entre o seu computador, smartfones e Smart TV ou qualquer outro dispositivo que suporte o navegador da Mozilla.

Já está pronto

A ZTE está para lançar ainda este ano o primeiro smartphone com Firefox OS. Parece que o ano de 2013 vai ser de muita briga já que teremos o Firefox OS, Ubuntu OS, o já consolidada Android, iOS, Tisen, Windows Phone e acho tem mais sistemas operacionais vindo por aí.

Deixe o seu comentário

  • marcelo

    A ZTE está para lançar ainda este ano o primeiro smartfone como Firefox OS. Parece que o ano de 3013 vai ser de muita briga, porque teremos o Firefox OS, Ubunto OS, o já consolidade Android,
    é o ano de 3013 com certeza sera cheio de revoluções tecnologicas, sabe se lá como serão, interessante imaginar, brincadeira