Firefox OS

Firefox Marketplace, loja de aplicativos do Firefox OS

Loja Firefox Marketplace

Com o surgimento do Firefox OS se fez necessário criar uma nova loja para disponibilizar aplicativos para o OS da Mozilla. Foi-se o tempo em que os apps eram distribuídos pelos seus próprios desenvolvedores. O surgimento de sites de download de programas como o Baixaki e Superdownload era consequência da pouca visão das empresas desenvolvedoras de sistemas operacionais, como a Microsoft, que não disponibilizava um sistema onde os usuários pudessem conhecer e baixar novas aplicações. Eles corrigiram, em parte, isso com o Windows 8, e acredito que o futuro desses sites de compartilhamento de programas é incerto.

Assim como o sistema da Microsoft, lá pela versão 9.0 do Symbian, a Nokia também não possuía uma loja de aplicativos. Levou muito tempo para a finlandesa corrigir esse problema e as consequências são sentidas até hoje. A Apple revolucionou o mercado com a App Store e influenciaria todo os sistemas operacionais móveis que viriam depois do iOS.  Com o Firefox OS não será diferente e uma loja para gerenciar suas aplicações é, nos dias atuais, de vital importância.

Partindo dessa premissa e projetando um futuro para o seu sistema operacional, a Mozilla criou então o Marketplace, uma nova loja de aplicativos onde será possível encontrar todas as aplicações para aquele que talvez seja, o mais novo concorrente do Android.

Marketplace e o futuro

O Marketplace já está funcionando antes mesmo de existir se quer um único aparelho que carregue o Firefox OS como sistema nativo. Para os curiosos é possível, inclusive, emular o Firefox OS no seu navegador Firefox para testar o sistema e, quem sabe, usar o Marketplace para instalar algum aplicativo.

Desenvolvedor

Acesso o site https://marketplace.firefox.com/ e veja a quantas anda a loja e o desenvolvimento do sistema. Caso queira se tornar um desenvolvedor acesse https://marketplace.firefox.com/developers/ e comece a desenvolver já suas aplicações ou adaptar alguma já existente. Boa sorte!