Eu posso usar 4G no meu aparelho atual?

Bom… ao contrário do que muitos respondem por aí, eu diria que é relativo. Se o seu aparelho atual for um 4G, então sim, você pode usar o seu aparelho atual com a tecnologia 4G. Agora se você usa um celular ching ling, ou um que comprou a mais de um ano, ou um aparelho barato; a resposta rápida e categórica para essa pergunta é: Não! Infelizmente você não pode usar o seu smartphone atual para conectar-se à rede 4G. Você deverá comprar um novo parelho que ofereça suporte a essa nova tecnologia (lê-se LTE 4G) e um cartão SIM habilitado com um plano 4G, para mais informações procure a central de atendimento da sua operadora.

iPhone 5 funciona na rede LTE 4G do Brasil?

Uma pergunta genérica a esta é se é possível usar iPhone 5 na rede 4G brasileira. A resposta rápida é “não”, mas ainda este ano o governo fará um leilão da frequência de 700 MHz (frequência usada pelo iPhone 5), espectro compatível com a maioria dos aparelhos smartphones do mercado americano e que faz parte da frequência que de acordo com a Qualcomm seria a ideal. O governo quer deixar tudo pronto até 2014 para que os estrangeiros que vierem assistir aos jogos da copa do mundo, não fiquem sem acessar à Internet.

copa-do-mundo-4G-LTE

Leilão da frequência de 700 MHz

A demora para a liberação dessa frequência se deu porque a frequência de 700 MHz era usada por canais da TV analógica. O governo decidiu acelerar a migração para TV digital com o objetivo de liberar essas frequências para que  entrem em funcionamento o quantos antes, afinal é a do governo que está na reta e a FIFA tem pressionado muito os governantes brasileiros. Basicamente o que eles querem fazer é transformar o Brasil em Suíça em 2 anos e fazer bonito pros gringos.

Tópicos:

,
  • Luiz Carlos

    acho errado voces ter que comprar outro celular para poder utilisar um tecnologia mas avançada, por exemplo ter que comprar um celular 4g, deveria ter alguma forma de você com seu mesmo celular poder usar a nova tecnologia.
    Um aplivativo ou qualquer coisa assim.

    • Concordo contigo! Acho que esse problema só vai ser resolvido com a chegadas dos aparelhos modulares, você troca uma pecinha e tem mais um recurso no celular.