É possível usar a rede LTE 4G no meu aparelho atual?

4g-aparelho-atual
Publicado por Redação

Ao contrário do que muitos respondem por aí, eu diria que é relativo. Se o seu aparelho atual for um compatível a rede LTE 4G, então sim, você pode usar o seu aparelho atual com a tecnologia 4G. Agora se você usa um celular adquirido a mais de um ano ou um aparelho barato para os padrões atuais, a resposta rápida e categórica a essa pergunta é: não.

Infelizmente você não pode usar o seu smartphone atual para conectar-se à rede 4G. Você deverá comprar um novo parelho que ofereça suporte a essa nova tecnologia e um cartão SIM habilitado com um plano 4G, para mais informações procure a central de atendimento da sua operadora.

iPhone 5 funciona na rede LTE 4G do Brasil?

Uma pergunta relacionada a essa é se é possível usar iPhone 5 na rede 4G brasileira. A resposta rápida é “não”, mas ainda este ano o governo brasileiro fará um leilão da frequência de 700 MHz (frequência usada pelo iPhone 5), espectro compatível com a maioria dos aparelhos smartphones do mercado americano e que faz parte da frequência que de acordo com a Qualcomm seria a ideal. O governo quer deixar tudo pronto até 2014 para que os estrangeiros que vierem assistir aos jogos da copa do mundo, não fiquem sem acessar à Internet.

copa-do-mundo-4G-LTE

Leilão da frequência de 700 MHz

A demora para a liberação dessa frequência se deu porque a frequência de 700 MHz era usada por canais da TV analógica. O governo decidiu acelerar a migração para TV digital com o objetivo de liberar essas frequências para que  entrem em funcionamento o quantos antes, afinal é a do governo que está na reta e a FIFA tem pressionado muito os governantes brasileiros. Basicamente o que eles querem fazer é transformar o Brasil em Suíça em 2 anos e fazer bonito pros gringos.

Tópicos:

,