Escassez artificial do Bitcoin simula a forma como o ouro funciona

O papel-moeda pode ser emitido por governos de acordo com o crescimento econômico de uma nação. Se o governo emite muita moeda, existe um fenômeno financeiro chamado inflação. Se o governo emite menos moeda que o crescimento econômico, ocorre justamente o contrário, uma deflação.

Acontece que a quantidade de moeda que pode ser emitida é praticamente ilimitada, mas a inflação não é controlada apenas pela quantidade de moeda em circulação. Crises financeiras, ataques terrorista, secas e outros fenômenos naturais podem tirar o valor de uma moeda. Mas o que acontece com moedas que são escassas? Será que elas podem perder o seu valor ao longo do tempo?

A escassez real do ouro

O ouro é usado como moeda há milhares de anos. O minério de ouro é limitado e cada vez menos ouro é extraído da terra. Se você observar a cotação do ouro ao longo do tempo pode perceber que ele é quase uma reta ascendente, tendo variações quando fenômenos sociogeográficos acontecem, elevando o seu preço.

O atentado terrorista de 11 setembro, por exemplo, deixou muita gente rica, já que o preço do ouro desde 2001 até hoje valorizou 600%. Se o fato do ouro ser escasso está diretamente relacionado com a sua valorização em tempos de crise econômica, eu não sei, mas o Bitcoin simula perfeitamente a forma como o ele funciona.

cotacao-do-ouro

A Escassez artificial do Bitcoin

A criação de novas moedas de Bitcoin é feito por um processo chamado mineração, que faz relação direta à forma como o ouro é extraído da terra. A mineração de bitcoins mata dois coelhos com uma cajadada só, porque simula uma escassez e ajuda na segurança da rede, impedido que a moeda seja gasta de forma duplicada.

A estrutura do sistema Bitcoin, foi projetada para nunca ultrapassar os 21 milhões de bitcoins. Mas dependendo da valorização que ele tenha no futuro, o seu sistema fracionário pode ser utilizado. Se, assim com o ouro, o bitcoin sofre uma super valorização, como está acontecendo, uma pizza poderia ser comprado por 1 BTC, amanhã por um 1 mBTC e depois por 1 uBTC.

ouro-vs-bitcoin

O mBTC equivale a 1/1.000 BTC
O uBTC equivale a 1/1.000.000 BTC

Tópicos:

, , , ,