Entenda o que é reboot system now no Android

Tela de seleção - Reboot system now
Imagem: ww.techadvisor.co.uk
Publicado por Alexandre

Em tradução livre “reboot system now” significa reiniciar o sistema agora. Essa mensagem é apresentada entre a lista de opções na tela de recuperação de dispositivos Android. Geralmente escolhemos essa opção após realizar mudanças na tela de recuperação (Recovery Mode) e desejamos reiniciar o sistema para voltar a utilizar o dispositivo.

Além da opção supracitada, o modo de recuperação ainda conta com opções como:

  • Install zip from sdcard
  • Wipe data/factory reset
  • Wipe cache partition
  • Backup and restore
  • Reboot to bootloader
  • Advanced

O modo de recuperação é uma espécie de setup do sistema Android. Através dele conseguimos acessar opções avançadas como restaurar o sistema ou fazer a limpeza de cache do aparelho. Acesse Entenda o que é modo de recuperação para ter mais detalhes sobre o que é o modo de recuperação, o que ele é capaz de fazer e como acessá-lo.

Nas próximas linhas respondemos algumas perguntas frequentes (FAQ) a respeito dessa opção que aparece na tela de recuperação.

O que o reboot system now faz?

Essa opção simplesmente reiniciar o aparelho quando estamos na tela de recuperação do dispositivo.

Ele apaga o que tenho no aparelho?

A resposta é não. Como já foi dito, a única coisa que o reboot system now faz é reiniciar o sistema. Para apagar dados do dispositivo você precisa escolher opções como a de restaurar as configurações de fábrica ou limpar o cache.

Quando preciso utilizar essa opção?

Essa opção está disponível na tela de recuperação (Recovery Mode) do seu dispositivo. Ela é utilizada em conjunto com outras opções, como Wipe data/factory reset, que restaura as configurações de fábrica do seu aparelho, ou Wipe cache partition, que limpa o aparelho sem apagar nenhum dado pessoal.