Entenda o que é Bootloader no Android

Bootloader Android
Publicado por Redação

Boot, em termos de informática, que dizer “iniciar” ou “fazer a inicialização” do sistema operacional. Bootloader, Multi boot, Gerenciador de boot ou Boot manager é um software que ajuda o usuário a escolher um determinado sistema operacional no momento da inicialização do equipamento. O termo está geralmente associado a computadores, em que você pode instalar vários sistemas operacionais e escolher entre eles qual você deseja iniciar. Entretanto,  muitos outros sistemas eletrônicos possibilitam você executar múltiplos sistemas operacionais por vez, além do computador, como, por exemplo, celulares, smartfones e quem sabe no futuro, smartTVs e e relógios inteligentes.

Gerenciadores de boot mais usados

Todos esses equipamentos citados vem com um gerenciador de boot. Entretanto, se você possuí apenas um único sistema operacional, nem perceberá que passou por ele. Se você deseja instalar dois ou mais sistemas operacionais no seu computador, por exemplo, você necessariamente vai precisar de um bootloader. Um bom exemplo de gerenciado de boot é o Grub, muito utilizado para fazer inicialização em distribuições Linux, mas que também serve para Windows; e o Chameleon, usado em sistemas Mac OS.

menu do chameleon

Menu do Chameleon

menu do grub

Bootloader no Android

No Android, o gerenciado de boot ou gerenciado de inicialização, como chamarei daqui pra frente, vem bloqueado por padrão. Alguns dizem que é por questões de segurança, para que os usuários não danifique o aparelho acidentalmente. Outros alegam que “quem ama bloqueia” e por isso que o bootloader vem travado, para que o usuário não instale uma ROM personalizada no aparelho. Enquanto que no Root você ganha acesso super usuário para instalar e desinstalar qualquer aplicativo dentro do sistema, com o Bootloader destravado, você vai inclusive, poder modificar a ROM do seu aparelho. Esse seria o segundo passo para alcançar a liberdade total do seu smartfone.

Por que habilitar o bootloader do seu Android

Essa questão é bem simples: para instalar uma ROM customizada. Caso você não queira instalar uma ROM customizada e nem pretenda um dia usar uma, não há motivo para habilitar essa função. Você pode fazer Root sem desbloquear o bootloader, nesse caso é chamado de meio-root. Você vai ter praticamente as mesmas unções que um root oferece, mas encontrará problemas se tentar mudar a ROM.