Softwares

Emulador do Opera Mobile – Teste suas páginas

emulador opera mobile

Desenvolver páginas web não é tarefa fácil de fazer. Certificar-se de que sua página funciona corretamente nos diferentes navegadores é uma tarefa demasiadamente cansativa, porque além de testá-las usando os navegadores do seu sistema, ainda é necessário usar máquinas virtuais para emular outras plataformas e, inclusive, possuir vários aparelhos. Uma forma muito simples de eliminar pelo menos uma parte de todo esse trabalho é usado um emulador do Opera Mobile.

Opera Mobile Emulator, importância

O Opera Mobile é de longe um dos mais usados navegadores para dispositivos móveis e o que tudo indica é que ele vai crescer ainda mais. De acordo com o relatório mensal de tendencia que a Opera divulgado em dezembro, o número de pessoas usando o Opera Mini cresceu 13 milhões apenas em novembro de 2012. Somados os dois navegadores móveis, Opera Mini e o Opera Mobile, alcançam a marca de 229 milhões de usuários únicos. Um número que impõe respeito. Esse resultado nos faz pensar que uma página mal feita para esse tipo de navegador pode muito bem fazer com que os acessos e as receitas de seu site, simplesmente não cresçam. Isso porque o mercado não pode chegar até você, sua página não é compatível. O que resta fazer? Deixar o seu site visível a esses usuários. E para testar a compatibilidade use o Opera Mobile Emulator.

opera mobile emulator

O Opera Mobile Emulator é um programa que já vai na sua versão 12.1. Ele cria um ambiente de navegação idêntico aos exibidos nos aparelhos. Acesse o link http://www.opera.com/developer/tools/mobile/tools e baixe o programa.

Seletor de perfil

Depois de baixar e executar o programa, a tela de seleção de perfil será exibida, nela você pode escolher o dispositivo que você deseja emular. Além do modelo você pode, inclusive, definir a resolução da tela, a densidade, interface do usuário e a escala da janela. Para executar clique em “Launch”. Voilà, você já pode navegar entre os site e testar o quanto quiser.

[button url=”http://www.flickr.com/photos/redux/6811339364/” target=”_blank” style=”grey” size=”small]Imagem Flickr[/button]