Edward Snowden lança aplicativo focado na privacidade

Edward Snowden Aplicativo
Publicado por Alexandre

O ex-agente de segurança da NSA, Edward Snowden, lançou um aplicativo que transforma smartphones em dispositivos de segurança. No vídeo em que apresenta o aplicativo, chamado de Haven, Snowden demonstra quem pode se beneficiar do app desenvolvido para Android. Jornalistas investigativos, defensores de direitos humanos e pessoas em risco de desaparecimento são o foco do novo aplicativo.

Como funciona o Heven

O Heve ainda está em fase de desenvolvimento. Você pode encontrar o app na Google Play pelo nome Haven: Keep Watch (BETA). O aplicativo utiliza os sensores do aparelho e tecnologia de comunicação, como o Signal e o Tor, para alertar o usuário caso capture alguma vibração, som ou luz.

A ideia é transformar o aparelho em uma espécie de cão de guarda, que pode ser carregado junto com você. Ele irá transformar o seu smatphone Android em um monitor de espaço físico que pode ser instalado em um hotel, por exemplo. Você será notificado caso alguém acesse o seu quarto.

Contraespionagem

Contraespionagem é um termo usado para designar táticas e equipamentos utilizados para evitar que informações sensíveis vazem. E o novo app, desenvolvido através de uma colaboração entre Freedom of the Press Foundation e Guardian Project, tem justamente esse objetivo: garantir que o público consiga manter suas informações confidenciais.

Haven: Keep Watch (BETA)

O anúncio do aplicativo, juntamente com a versão pública beta, visa angariar colaboradores que possam ajudar no seu desenvolvimento. O link para o projeto do Guardian Project no GitHub pode ser acessado aqui.

Telas do Haven: Keep watch

Como instalar o Haven: Keep Watch

O aplicativo pode ser instalação em aparelhos Android via Google Play ou através do F-Droid. Infelizmente ainda não existe uma versão disponível para iOS, mas o projeto pretende oferecer suporte para o sistema da Apple no futuro. O Heven funciona em conjunto com o Orbot, que é uma espécie de Tor Browser para Android.