DuckDuckGo: Conheça o motor de busca que não rastreia você

A maior parte da nossa atividade na web é rastreada por empresas que vendem publicidade direcionada. Talvez a mais representativa empresa a realizar o trabalho de minerar informações sobre os hábitos dos internautas que geram milhares de terabytes de dados todos os dias seja a Google, subsidiária do Alphabet e que conhece você melhor do que a sua própria mãe. Acontece que nós não somos obrigados a utilizar os serviços das grandes empresas que dominam o mercado. Existem mecanismos de busca alternativos que são menos invasivos na hora de trazer os resultados de pesquisas e uma dessas empresas é a DuckDuckGo que vamos falar um pouco nas próximas linhas.

Propaganda contra o Google

O Google rastreia você. Nós não.

A DuckDuckCompany

Sediada em Paoli, Pensilvânia, DuckDuckGo foi pensada desde o começo para ser uma engine de busca que não guarda os dados dos usuários, e só utiliza cookies quando necessário. A ideia é ótima, mas vem acompanhada de um custo, a dificuldade de trazer resultados segmentados. Quando as buscas são feitas no DuckDuckGo não são levadas em conta a idade, gênero ou localização geográfica, o que pode levar a resultados de busca imprecisos.

100% anônimo?

Infelizmente, mesmo utilizando o DuckDuckGo como motor de busca, não somos capazes de deixar zero rastros para as companhias que anseiam pelos nossos dados. Isso porque quando acessamos um site obtido através de uma pesquisa no DuckDuckGo, esse site pode conter um script de rastreio como o Google Analytics ou exibir publicidade que guardam dados dos usuários. Alternativamente podemos utilizar plugins que bloqueiam anúncios em páginas. como o AdBlock.

Nós não lhe seguimos com propagandas

Busca anônima + VPN

Existem certos navegadores que prometem aumentar a privacidade do usuário fornecendo serviços de VPN grátis, como o Opera. Particularmente eu não vejo com bons olhos os rumos que o Opera vem tomando, principalmente depois de ter sido adquirida por um consórcio chinês. Entretanto, para os que gostam de testar recursos experimentais, podem encontrar uma camada de privacidade extra explorando o serviço de VPN gratuita mais as buscas do DuckDuckGo.

O criador do DuckDuckGo

O DuckDuckGo foi criado por Gabriel Weinberg em 2008 e o slogan para o seu buscador é “O mecanismo de busca que não rastreia você”. Escrito em Perl e rodando sobre um servidor Nginx, o buscador vem ganhando posições em estatísticas de acesso. Devido a sua natureza de código livre, navegadores open sources como o Midori, Pale Moon e o Gnome Web Browser o adotaram como mecanismo de pesquisa padrão.

Equipe do DuckDuckGo

De onde vêm os resultados do DuckDuckGo?

Os resultados das buscas obtidas pelo DuckDuckGo vêm de mais de 400 fontes diferentes entre elas o Wolfram Alpha, Bing, Wikipédia e de resultados fornecidos pelo seu próprio rastreador web, o DuckDuckBot.

Respostas instantâneas

A coisa mais legal do DuckDuckGo são as caixas de respostas instantâneas, blocos exibidos no início das buscas e que respondem perguntas feitas pelo usuário como, por exemplo, “how many calories in a banana” ou “the president of the united states”. Essas caixas fornecem informações que podem ser facilmente reconhecidas e nem precisamos abrir o link do resultado.

DuckDuckGo Instant Aswer

  • http://lmgtfy.com/?s=d&q=como+

    chmfgjk,

  • http://lmgtfy.com/?s=d&q=como+

    asdrgh

  • http://lmgtfy.com/?s=d&q=como+

    thkty

  • http://lmgtfy.com/?s=d&q=como+

    aa

  • Heptápode B

    PatoPatoVai