Dizitalizador Makerbot – Qualquer um pode imprimir objetos físicos em 3D

O CEO da Makerbot, Bre Pettis, anunciou com entusiasmo um novo digitalizador desktop scanner 3D, sexta-feira no no palco da SXSW em Austin. Atualmente, um protótipo, o scanner de última geração permitirá que qualquer pessoa faça uma cópia de um item físico, digitalizá-lo e, em seguida, imprimi-lo em 3D, independentemente de ter ou não qualquer experiência em design.

Parecido com uma espécie de copiar/colar de objetos do mundo real, o digitalizador trabalha com dois lasers e uma webcam. A webcam vê onde os lasers estão brilhando fora do objeto, e envolve todos os pontos acima em um plano para um modelo 3D que pode ser impresso.

Para fazer a mágica acontecer a lasers rotaciona em torno do objeto, para capturar cada detalhe.

“Isso é algo que você imagina ser uma peça de ficção científica, mas na verdade, é a vida real – e isso é muito legal”, diz Pettis.

Capaz de digitalizar itens em menos de três minutos, o digitalizador pode criar objetos de pequeno e médio porte, de 2 a 8 polegadas.

“O digitalizador MakerBot é uma ótima ferramenta para prototipagem, replicando, e digitalização de protótipos, modelos, peças, artefatos, obras de arte, esculturas, figuras de barro, joias, etc. Se algo é quebrado, você pode imprimi-lo novamente.”

A Makerbot está atualmente testando o scanner, com planos para liberá-lo para o público no outono do hemisfério norte.