Disponível na Google Play desde novembro, Edge conquista corações

Microsoft Edge navegador
Publicado por Redação

A Microsoft matou o Internet Explorar. No seu lugar criou um navegador voltado para a nuvem, com suporte a extensões e prometendo ser mais rápido e seguro que o seu antecessor. Disponível inicialmente para o Windows 10, desde novembro a gingante de Redmond lançou uma versão para Android do Microsoft Edge.

A ideia é trazer integração entre as pessoas que usam Windows 10 e, ao mesmo tempo, são usuários de Android. Para isso, a versão móvel do navegador de Bill Gates tem uma funcionalidade que facilita essa integração. Você começa a navegação no computador e continuar no smartphone.

É possível também acessar os favoritos do desktop, histórico e a lista de leitura. É uma bela de uma mão na roda quando o assunto é mobilidade.

Microsoft Edge e a nuvem

Como a Microsoft vem mudando a forma como distribui os seus produtos, deixando de cobrar pela licença e transformando tudo em serviço, o Office foi um dos primeiros produtos a sentir o impacto da nova mentalidade da companhia.

O usuário do Edge pode, por exemplo, iniciar um trabalho no computador através do Office Online e continuar esse mesmo trabalho enquanto vai pra faculdade. Tudo isso nem a nescidade de instalar nenhum aplicativo adicional, apesar de o Office Mobile estar disponível gratuitamente para Android desde 2014.

Microsoft Edge no Galaxy s8

Apesar de lançado a pouco tempo, o novo navegador da Microsoft já foi baixado na Google Play mais de 1 milhão de vezes. Ele pairou sobre a terceira posição no pódio de aplicativos de comunicação na loja de apps da Google.

Entre outras funções, o novo navegador tem recursos como:

  1. Sincronização de arquivo: sua lista de leitura é sincronizada através de seus dispositivos.
  2. Leitor de QR code: uma forma simples de ler um QR code ao pressionar de um botão.
  3. Busca por voz: Você pode fazer uma pesquisa sem digitar nada no teclado.
  4. Modo privado: Quando você navega no modo privado, os dados de navegação (como histórico e cookies) são apagados quando você termina de navegar.

Requisitos para usar o Microsoft Edge

Para o usar o aplicativo, porém, você precisa satisfazer alguns requisitos. Entre eles está a necessidade da versão 4.4 do Android ou superior e ter a Fall Creators Update na sua máquina. Isso para poder usar o app com todas as funcionalidades que ele possui.

Além da versão para Android o navegador também está disponível para iOS.