Entenda a diferença entre o cartão SIM convencional e o micro-SIM

O tamanho. É só isso que diferencia esses dois modelos de chip para celular. O micro-SIM tem um tamanho 52% menor que o SIM convencional. O “chip”, que está envolto de uma camada horizontal de plástico, continua exatamente a mesma coisa. Tanto é que é possível cortar o SIM para que caiba em aparelhos novos, como Samsung Galaxy S3, sem danificar o chip (parte metálica), prática não recomendada pelas operadoras, mas que se tornou muito comum entre as pessoas que não querem trocar de plano para adquirir o novo modelo.

Veja a seguir uma tabela com os tamanhos das duas versões de “chip” com suas respectivas proporções:

ChipComprimentoLarguraEspessura
SIMCard25,00 mm15,00 mm0,76 mm
Micro-SIM15,00 mm12,00 mm0,76 mm

Por que a mudança para micro-SIM?

Tudo isso começou quando Apple decidiu adotar o novo padrão de SIM nos seus aparelhos iPad 3G e o iPhone 4. Como a Apple é uma empresa quase insignificante isso nem impactou no mercado. E as operadoras nem correram para adaptar-se aos novos formatos.

A lógica por trás da diminuição do tamanho seria meramente comercial, já que na época a única operadora que tinha o novo modelo de chip na América do Norte era a AT&T, parceira da Apple desde os tempos antigos.

SIM Micro SIM

A responsável por padronizar esse novo modelo de SIM Card foi a ETSI (European Telecommunications Standards Institute), instituto europeu cujo objetivo é definir padrões para o bom funcionamento do mercado de telecomunicações da Europa. Foi ela quem ditou os padrões a serem seguidos pelas fabricantes de SIM para celular, mais conhecido como chip.

No brasil

Aqui no Brasil poucas são as operadoras que oferecem esse tipo de chip no momento. Quando está disponível, é apenas para planos pós-pago. O que é considerada prática abusiva pelo Procon, já que estão associando um modelo de chip a um serviço. Não aceite trocar de plano só por causa do tamanho do chip e se não conseguir um Micro-SIM para seu novo aparelho veja aqui como cortá-lo para ficar do tamanho ideal.

  • marvim

    EU fui desbastando com o esmeril, e fis o acabamento com uma lixa 120.

  • felipe

    meu chip é aquele chip mais antigo e comprei o moto g sera que da pra cortar ele tbm ou vou ter que trocar ?

  • daiana

    se eu cortar o meu chip do celular da claro que funciona como 3G e uso no meu tablet pagando apenas 0,50 centavos por dia para usar a internet, eu consigo usar e pagar do mesmo jeito no ipad?

    • Sim! Se você cortar o chip direitinho, vai poder usar sem problemas gastando R$ 0,50 por dia