Pretende contratar uma hospedagem de sites? Confira algumas dicas

Dicas para escolher uma boa hospedagem
Publicado por Equipe Comercial

É comum ficar em dúvida de qual hospedagem de sites escolher quando se está pensando em iniciar um site ou um projeto na web. São muitos os provedores de hospedagem com vários planos e diversas opções para escolher. Essa grande quantidade de possibilidades pode deixar o processo de escolha de hospedagem mais confusa do que deveria.

Por isso, é importante ficar atento a alguns aspectos nos serviços de hospedagem de sites antes de fazer a escolha.

Preco da hospedagem

Imagem: Paul Morris / Stocksnap.io

Preço

Um dos primeiros fatores que deve ser observado antes de optar por um ou outro produto é o preço. Isso não é diferente com os serviços de hospedagem de sites. As empresas de hospedagem estão sempre tentando oferecer os menores preços e atrair o máximo de clientes possível. É normal se deparar com várias promoções de hospedagem de sites durante o ano, que trazem descontos quase que inacreditáveis.

No entanto, é importante observar esses casos nos mínimos detalhes, muitas empresas de hospedagem mostram um valor muito diferente na contratação quando comparado ao valor da renovação dos planos. Essa é uma forma de tentar reter os clientes, a medida que eles já estão acostumados com o ambiente de hospedagem, e uma migração poderia ser muito trabalhosa. Por isso, sempre que for contratar um serviço de hospedagem de sites, preste atenção nos valores de renovação. Compare os preços oferecidos pelos provedores de hospedagem, a faixa de preço de um plano de hospedagem não deve variar muito de uma empresa para outra.

Se você notou uma grande diferença de preço, verifique o que está causando essa diferença, questione o suporte e certifique-se de saber pelo que você está pagando.

Localização geográfica do servidor

Imagem: Michal Kulesza / Stocksnap.io

Localização do Servidor

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a localização do servidor de hospedagem. Muitos usuários, principalmente os iniciantes, não sabem que quanto mais próximo o servidor de hospedagem estiver de um lugar, menor será o tempo de resposta do servidor, e consequentemente, o site ou serviço hospedado terá um melhor desempenho.

Esse é um dos motivos pelo qual os planos com servidores localizados no Brasil geralmente possuem um custo maior do que os planos com servidores localizados fora do país. Se você busca receber visitantes brasileiros em seu site, considere contrata rum plano com infraestrutura no Brasil.

O tempo de resposta para os servidores no Brasil geralmente é cinco ou seis vezes menor que um servidor hospedado nos EUA. Note que essa diferença pode não ser significativa se for um site simples e com poucos visitantes, mas pode ser um diferencial para trazer ainda mais destaque a um site. Se você quer ter o menor tempo de resposta do servidor de hospedagem, a melhor hospedagem de sites pra você deve ter infraestrutura no Brasil.

Suporte técnico

Imagem: Rawpixel.com / stocksnap.io

Atendimento e Suporte ao Cliente

O atendimento e o suporte ao cliente é um dos aspectos mais importantes em hospedagem de sites. Por mais que um usuário seja experiente e não tenha necessidade de um suporte técnico com frequência, sempre existe a possibilidade de ocorrer problemas. Ter uma equipe de suporte profissional, capacitada e com grande disponibilidade para resolver esses problemas é essencial.

Para quem tem pouca experiência com hospedagem de sites, essa é uma questão ainda mais importante. Um bom suporte pode auxiliar os clientes de forma eficiente. Também é importante ficar atento quanto a disponibilidade do atendimento e claro, os canais de atendimento.

Os melhores provedores de hospedagem de sites costumam oferecer o suporte através de três canais de atendimento: chat, telefone e chamados (tickets). Verifique se a empresa de hospedagem que você pretende contratar possui o canal de atendimento de sua preferência e se ele está disponível fora do horário comercial e nos finais de semana. A melhor hospedagem de sites deve está apta a resolver problemas e responder questões a qualquer momento.

Recursos adicionais servidores

Imagem: Matthew Henry / Stocksnap.io

Recursos Adicionais Incluídos

Com uma enorme quantidade de empresas competindo por clientes, é necessário ter algum “extra” para dar destaque aos planos. Muitas empresas oferecem alguns serviços e recursos que podem ser realmente de grande valia na contratação. São exemplos: o registro de domínio e um certificado SSL grátis.

Além dos recursos adicionais, é importante verificar se recursos como backups automáticos e restauração de backups estão incluídos nos planos. Esses são recursos que geralmente são gratuitos em planos de hospedagem, e se uma empresa está tentando te cobrar por isso, questione o suporte a respeito. Se você não está certo de qual plataforma utilizar em seu site, verifique as aplicações web disponíveis no instalador automático.

Consulte também a quantidade de temas no criador de sites da empresa de hospedagem. Algumas empresas de hospedagem não disponibilizam um criador de sites com muitos temas. E muitas vezes, são poucas as aplicações no instalador automático, por isto, é importante verificar esses detalhes.

Como encontrar a melhor hospedagem de sites

Antes de contratar a hospedagem de sites, pesquise bem a empresa que está considerando. Veja análises e reviews sobre os serviços, saiba o que outros clientes estão dizendo sobre a empresa. Isto é algo que pode ajudá-lo bastante a conhecer mais sobre a empresa de hospedagem.

Procure entender mais sobre hospedagem de sites, saiba a diferença entre os tipos de hospedagem, certificados e domínios. Fique atualizado sobre o assunto, veja as ferramentas que podem ajudá-lo a escolher a melhor hospedagem de sites pra você!

Tópicos: