Cuidados com o Windows Phone, aplicativos falsos inundam a WP Store

A maioria dos usuários de Windows Phone sente falta de aplicativos de serviços da Google. Se aproveitando dessa carência algum ou alguns hackers decidiram criar aplicativos falsos de diversos serviços da empresa, mas com um pequeno detalhe, todos eles são pagos. Isso mesmo, não basta os aplicativos serem falsos, eles ainda são pagos e usam o nome, as cores, logotipo e ícones dos aplicativos originais, mas que foram desenvolvidos por alguém malicioso para, na melhor das hipóteses, ganhar alguns dólares com a sua compra.

Aplicativos que você deve evitar

Mas parece que os aplicativos da Google não foram os únicos a serem plagiados, outros tantos aplicativos de empresas de renome estão sendo alvos do mesmo tipo de golpe, como o MomentCam, Spotify e o mais recente caso, que também foi identificado na Play Store, é o da Kaspersky, que viu o nome da sua empresa ser usado em um aplicativo intitulado de Kaspersky Mobile, quando na verdade, não existe nenhuma versão de seu antivírus com esse nome para o sistema operacional móvel da Microsoft.

kaspersky mobile windows phone

Kaspersky Mobile do Windows Phone é falso

Apesar de assustador, o aplicativo em si não possuía nenhum código malicioso, a não ser o fato de custar US$ 4 e ter sido baixado mais de 50 vezes até ser identificado. Como foi informado por Victor Chebyshev, que trabalha na companhia e concedeu uma entrevista ao jornal russo Vedomosti.

Segurança da loja de aplicativos do Windows Phone

Tudo isso abre caminho para se questionar sobre a segurança da Windows Phone Store, discussão essa que já envolveu lojas de aplicativos de sistemas operacionais móveis já consolidadas no mercado, como a da própria Google, Play Store, no passado, e que hoje, devido ao crescimento do Windows Phone, passou a bola para a Microsoft.