Como cortar um cartão SIM, micro-SIM em um nano-SIM

Como cortar cartão sim em mano-SIM
Publicado por Alexandre

Já falamos aqui no blog sobre a aposentadoria do cartão SIM convencional, também conhecido como mini-SIM. Lentamente ele está deixando de ser utilizado e dando lugar a novos modelos de cartão, como o cartão micro-SIM (3FF) e o nano-SIM (4FF), desenvolvido pela Apple e que já equipa aparelhos como o iPhone 5S e o Moto X, o primeiro Android com cartão nano-SIM. Também comentamos que você pode solicitar à sua operadora de telefonia um “chip” novo, mas que, descumprindo a lei, ela insiste em te empurrar um plano pós-pago, o que é entendido pelo PROCON como venda casada. Decidimos então escrever um breve tutorial que ensina a cortar um cartão SIM (mini-SIM) ou um micro-SIM, transformando-o em um nano-SIM.

Diferenças entre o cartão sim, micro-SIM e nano-SIM

Micro-SIM vs. nano-SIM

Para quem já tentou cortar um cartão SIM e transformá-lo num micro-SIM, deve ter percebido que o processo não é tão complicado, é só cortar o plástico em excesso. Porém, nesse novo modelo, você perceberá que, além de cortar o plástico, dependendo do seu “chip”, você cortará também uma parte da parte metálica e terá que lixar a traseira do cartão. Isso é necessário porque o nano-SIM é ainda menor que o micro-SIM, e mais fino também. Enquanto que o micro-SIM, na horizontal, tem 12 mm de altura, 15 mm de comprimento e 0,76 mm de profundidade o nano-SIM tem apenas 8,8 mm de altura, 12,3 mm de comprimento e 0,67 mm de profundidade.

[alert style=”red”] Cortar o cartão SIM é uma prática não recomendada pelas operadoras. Nós não nos responsabilizamos de qualquer forma caso você danifique o seu chip. Esteja ciente disso antes de prosseguir. [/alert]

Cortando um cartão SIM (mini SIM) ou micro-SIM num cartão nano-SIM

A primeira coisa que você precisa fazer é imprimir o modelo disponível nesse link. Lá você encontrará as dimensões exatas para cortar o seu cartão. Caso você não tenha impressora, tinta, ou paciência, pode usar o olhômetro ou usar a tela do seu computador com essa imagem, só tenha cuidado para não riscar a tela do computador. Primeiramente você deve posicionar a parte metálica do seu “chip” no centro do modelo de cartão nano-SIM. Seria interessante você usar uma adesivo dupla face para colar e evitar que o cartão escorregue. Em seguida, use uma caneta de CD e uma régua para traçar as linhas do modelo por cima do seu “chip”. Remova o seu cartão e realize os cortes. Uma dica que dou, é cortar ligeiramente maior e testar no seu smartphone, e ir cortante até que ele encaixe de vez. Isso evita você cortar pequeno demais e ele ficar muito folgado.

Cotando cartao nano-SIM

Com o chip já cortado, use uma lixa para “afiná-lo”. Esfregue o “chip” por cima da lixa para deixa-lo mais fino e ponha no seu smartphone. Funcionou? Então não esqueça de deixar o seu like.