Conta da Skype no Twitter foi hackeada. Atacante twittou mensagem contra a empresa

Como foi divulgado pelo The Verge, a conta da Skype no Twitter, Facebook e o blog da empresa foram invadidas por um grupo que se denomina Syrian Electronic Army (SEA) ou Exército Eletrônico da Síria. O grupo tweetou uma mensagem que acusa a empresa de vasculhar de forma deliberada as informações dos usuários. A mensagem, que também foi publicada na conta do Twitter do SEA, foi retuittada mais de 8 mil vezes antes de ser apagada pela empresa, que se desculpou com os usuários e fez um tweet informando que os dados dos usuários não foram comprometidos.

“Não use e-mails Microsoft (hotmail, outlook), eles estão monitorando suas contas e vendem os dados para os governos.” Dizia a mensagem.

 

Ataque direcionado à NSA?

O ataque não relacionou a Agencia de Segurança Nacional (NSA) ao Skype, mas tudo indica que o ataque ocorreu par conta das denúncias feitas por Edward Snowden, ex-analista de inteligência da NSA, que divulgou documentos  que revelam um nefasto sistema de monitoramento montado pela NSA, o PRISM, que tinha parceria com diversas empresas de tecnologias para conseguir acessar as informações de usuários do mundo todo.

Grupo pró-Bashar al-Assad

O grupo, que apoia o presidente sírio Bashar al-Assad, não invadiu apenas a comta da empresa de mensagens instantâneas e chamadas online, a conta do Facebook também foi invadido e até o blog. O Grupo Syrian Electronic Army já foi responsável pelo ataque no ano passado às contas do Twitter do The New York Times, Financial Times e BBC Weather, mas é a primeira vez que eles fazem denuncias de espionagem.

Segurança do Twitter

Melhorias no sistema de segurança das contas do microblogging são necessárias para diminuir a facilidade com que atacantes conseguem acessar as contas de usuários famosos e até de agencias governamentais.