Como instalando o Connectify no Windows

connectify-hotspot
Publicado por Redação

Devido aos preços altíssimos que as operadoras de telefonia cobram pela tráfego na rede de dados, você pode economizar uma nota utilizando o Wi-Fi do seu dispositivo móvel. Acontece que nem todo mundo tem um roteador Wi-Fi em casa, e o preço desse aparelho somado ao custo da mão de obra de um técnico, para as pessoas que não sabem configurar sozinhas, acabam deixando a obra geral um pouquinho cara.

Para resolver esse problema eu apresento uma solução simples, pratica e barata. O nome dessa solução mágica é Connectify e sim, ela vai mudar a sua vida.

O que é o Connectify

O Connectify é o nome de um programa que possibilita criar um Hotspot (Wi-Fi). Hotspot é um ponto de acesso à internet em que os vários dispositivos com a tecnologia Wi-Fi podem se conectar. É um programa que possui uma versão gratuita, com algumas limitações; e paga, com recursos extras.

Requisitos

Para criar um Hotspot em casa, você precisa ter um computador com Windows 7 e uma placa de rede wireless.  O Connectify também funciona no Windows XP e Vista, mas para isso você deve instalar os Services Pack. Se você optou por utilizar o Windows XP ou Vista pode ter alguns problemas de desempenho e compatibilidade, um deles é o fato de não ser possível criar uma rede Access Point e estar limitado a usar Ad-Hoc.

Instalando o Connectify

Baixe o instalador do Connectify no site do desenvolvedor clicando aqui. Depois de baixado você precisa instalar o programa no computador. Os passos são simples:

  1. Abra o instalador e clique em executar.
  2. Aceite os termos de serviço e prossiga com a instalação.
  3. Depois clique em finalizar instalação e reinicie sua máquina para que as alterações tenham efeito.

Assim que você reiniciar, vai se deparar com o guia de instalação. Essa primeira tela mostra os três passos simples para configurar corretamente o programa, clique em “continue” para prosseguir com a instalação.

A última tela do guia é para saber se você vai utilizar a versão Lite ou Pro do programa. Ele apresenta alguns argumentos para que você page pela versão Pro. Por exemplo, na versão Lite obrigatoriamente, deve-se começar o nome do Hotspot com Connectify, enquanto que os usuários Pro podem utilizar qualquer nome.

Para usar a versão Pro você deve desembolsar uma bagatela de US $ 39,99. Entretanto para a finalidade que nós queremos a verão Lite é de bom grado. Clique em” Try Connectify Lite” e vamos finalizar a instalação.

Ok, nós estamos quase acabando

Depois de finalizar a instalação, o menu de contexto será aberto. Nele você deve configurar o que está em vermelho.

  1. Crie um nome para sua Hotspot, lembrando que se usar a versão Lite, tem que necessariamente ter o “Connectify” na frente do nome.
  2. Criar uma senha de no minimo oito caracteres;
  3. Selecione a forma como você se conecta a internet;
  4. Clique em “Start Hotspot”.

O nosso ponto de acesso está pronto para ser utilizado. Agora você pode pegar o seu aparelho e conectá-lo a internet através do seu novo hotspot. Se ainda resta alguma dúvida é só perguntar através do sistema de comentários abaixo e faremos o possível para responder, obrigado.

Leia também:

1 – O que é Connectify

2 – Resolvendo problemas do Connectify