Conhecendo um pouco mais a Microsoft, a criadora do Windows

Não é difícil explicar quem é a Microsoft. A companhia é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e foi a responsável por colocar um computador em cada lar. O seu fundador e por muito tempo presidente, Bill Gates, já figurou na lista de pessoas mais ricas do mundo por anos e hoje se dedica ao trabalho filantrópico. A sua empresa é criadora de programas de computador que rodam em máquinas empresariais, domésticas, servidores e dispositivos móveis. E a sua suíte de escritório é onipresente em pequenas, médias e grandes empresas, além de ser utilizadas por estudantes do mundo inteiro.

A Microsoft é uma empresa americana criadora do mais popular sistema operacional para computadores do mundo, o Windows. Fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1987, atua em diversas áreas relacionadas à tecnologia e entretenimento. Atualmente a companhia vem mudando a sua mentalidade e em vez de lucrar com a venda de licenças para uso de seus programas, decidiu transformá-los em serviços pagos mensalmente. Um exemplo disso são o Office 365, Groove Music, Azure, OneDrive e o próprio Skype.

Microsoft Windows

O Microsoft Windows é uma família do sistema operacional para computadores mais popular do mundo. Ela nasceu como uma interface para o sistema operacional de disco da companhia, o MS-DOS, em 1985. De lá pra cá, a Microsoft vem aperfeiçoando a ferramenta e a partir do Windows 95 já era um sistema operacional completo. A versão mais recente do sistema, o Windows 10, tem cerca de 350 milhões de usuários.

Tela inicial do Windows 10

Tela inicial do Windows 10

Bing

Existe uma empresa com um logo colorido cujo nome tem seis letras que detém a maior fatia do mercado de buscas online. A Microsoft percebeu o potencial de crescimento do campo de buscas e decidiu amadurecer o seu então buscador, Live Search, trazendo mais recursos e o integrando a maioria dos serviços da companhia. O Bing nasceu em 2009, onze anos mais novo que o motor de pesquisa da Google Inc.

Microsoft Bing

Tela de busca do Bing

Já no seu terceiro dia de atividade, ultrapassou o segundo lugar no ranking na época, o Yahoo! Search, e ficou com 10,2% das pesquisas globais. E dados de janeiro de 2016 apontam que o mecanismo de busca da Microsoft é responsável por fornecer 21,4% dos resultados de busca.

Outlook

O Outlook é o nome utilizado por dois serviços diferentes da companhia. O primeiro deles é um programa que integra a suíte Microsoft Office que é utilizado para enviar e receber e-mails. Muito utilizado por empresas. O seu principal concorrente é o Mozilla Thunderbird. O segundo é um cliente de webmail lançado em julho de 2012 que tem como principais concorrentes o Google Mail e Yahoo Mail.

Outlook

Tela do Outlook

Em 2013, o Outlook.com substituiu completamente o Hotmail, adquirido pela companhia em 1997. Ele possui integração com o Skype, OneDrive e o Office Online.

Microsoft Azure

O Microsoft Azure é um serviço para abstração de infraestrutura e programas na nuvem. Ele foi lançado em 2010 com o nome de Windows Azure e renomeado em 2014. O Azure é um serviço que disponibiliza recursos de processamento e armazenamento de dados ao mesmo tempo que fornece um conjunto de programas para montar e disponibilizar aplicações. É um conceito bem complexo de explicar em poucas linhas, mas você pode dar uma olhada nas referências sobre software como serviço, infraestrutura como um serviço, plataforma como um serviço e computação em grelha. São termos que definem o que é a computação em nuvem.

Microsoft Azure

Tela do Microsoft Azure

OneDrive

O OneDrive é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. Começou com um pequeno número de testadores em 2007, chamado inicialmente de Windows Live Folders. Depois ele foi ampliado para um número maior de usuários e em 2008 passou a se chamar Windows Live SkyDrive e depois simplificado para SkyDrive. Foi então que em 2014 o serviço da Microsoft mudou de nome e passou a se chamar OneDrive após perder uma ação judicial com a TV Sky Broadcasting Group que detinha o direito de uso do nome.

Tela de configuração do OneDrive

Os principais concorrentes da Microsoft no segmento de armazenamento de arquivos na nuvem são a Google, com o Google Drive, Dropbox, Box e iCloud, da Apple.

Loja da Microsoft

A loja de aplicativos da companhia surgiu junto com o Windows 8. Ela abriu caminho para serviços como o Groove Music e a venda direta de programas, aplicativos e jogos. Nesse ramo, a Microsoft faz concorrência com a Spotify, Google Music, Google Play Store, App Store, Steam e muitas outras empresas, inclusive parceiras comerciais.

Xbox

O Xbox é, ao mesmo tempo, um console de vídeo game lançado pela companhia em 2001 e um serviço para a venda de jogos eletrônicos que roda em seu console de vídeo game, computadores e celulares com o Windows 10. Suas principais concorrentes nesse ramo são a Valve, Sony e Nintendo.

Microsoft Office

O Office é um dos principais produtos da companhia. Ele é tão velho quanto o próprio Windows. Foi lançado em 1990 e inicialmente possuía o Word, Excel e PowerPoint. Hoje em dia, a suíte de escritório da companhia possui meia dúzia de ferramentas, dependendo da necessidade do cliente. Pode incluir ainda o Outlook, Access, armazenamento na nuvem do OndeDrive e até ligações do Skype.

Microsoft Office para Mac

Telas do Office para Mac

A versão do Office 365 é cobrada mensalmente e inclui pacotes que variam de R$19,90 por mês, na versão mais básica, até R$48,40 a versão mais completa. Também tem versões gratuitas que rodam em aparelhos Android, iOS e Windows Phone.

Skype

O Skype é um programa que permite a comunicação online através de mensagens de texto, voz e vídeo criado pela Skype Technologies em 2003. Foi adquirido pela Microsoft em 2011, que encerrou o Windows Live Messenger e o substituiu pelo recém adquirido programa de troca de mensagens. Que peninha!

Hoje em dia, o Skype é integrado a maioria dos programas da Microsoft e já vem instalado no Windows, a partir da versão 8. Outlook.com também integra a ferramenta de comunicação.

Skype

Como o Skype é possível adquirir números de telefone fixos de diversos países do mundo. Com isso, empresas podem receber ligações de cliente sem taxas de ligações internacionais. Além de poder realizar ligações e chamadas em vídeo de graça para outros usuários do serviço, áudio conferência com até 25 pessoas, identificador de chamadas, SMS, Caixa postal, envio de arquivo e até compartilhamento de tela. É claro que a maioria dos serviços só funciona em coma outros clientes do Skype.

Microsoft Visual Studio

O Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento multiplataforma criado pela Microsoft. Com ele é possível desenvolver programas para Android, iOS, Mac, Windows e também aplicações Web. A ferramenta oferece suporte à várias linguagens de programação do mercado. Entre elas C, C++, C Sharp e J Sharp.

Visual Studio para Mac

Desenvolvendo com o Visual Studio num mac para Android

A ferramenta também possui suporte a planejamento Agile e Codificação social com o Git. Além de ser integrado ao Microsoft Azure.

Aposentadoria de Bill Gates

Em 2008, aos 52 anos, Bill Gates se aposentou e deixou o seu cargo de presidente da Microsoft para se dedicar ao trabalho filantrópico em uma fundação criada no ano 2000, Bill e Melinda Gates, junto com sua mulher. Ainda com pouca atuação na América Latina é uma das mais transparentes fundações do mundo.

Presidentes da Microsoft

Depois da saída de Gates, a empresa já passou pelas mãos de Steve Ballmer e agora está sob a liderança de Satya Nadella, o responsável por uma grande mudança na mentalidade da companhia. Ballmer tinha uma certa animosidade com relação ao Linux que chegou até a chamar de câncer. Hoje em dia, os serviços de abstração de infraestrutura na nuvem da companhia, o Azure, já trata o Linux como se fosse um produto amigo.

Satya Nadella presidente da Microsoft

Atual presidente da Microsoft, Satya Nadella

Inteligência artificial

Recentemente, a empresa anda investindo em inteligência artificial e até alegou, há uns dias, que os smartphones já estão com os dias contados. Parece que a companhia anda desenvolvendo produtos que irão substituir os nossos celulares.  Ainda não sabemos o que são, mas tudo aponta para uma espécie de fusão entre inteligência artificial e os nossos aparelhos móveis. A Cortana, assistente pessoal da empresa, vem coletando dados dos usuários e só Deus sabe o que eles fazem com essas informações.

Bing já sente o impacto dessa evolução

O Bing já parece ser capaz de dar suporte a chatterbot e interage com o usuário durante as buscas. E uma robô da companhia no Twitter, a @TayandYou, parece ter pirado e resolveu dar uma de nazista. Ela “enlouqueceu” por conta da interação com os usuários no microblogging, passando a postar mensagens de ódio e de apoio ao, na época candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e até afirmando que prefere usar Linux.