Conheça Bixby, a nova assistente virtual do Galaxy S8

Tudo começou com uma série de vazamentos de uma possível assistente virtual que viria no Galaxy S8. Não demorou até confirmarmos o que já era sabido, o Galaxy S8 terá a sua própria assistente competindo inclusive com Google Assistant, presente nos aparelhos Android. Seu nome é Bixby e acredite ela é bem inteligente.

A ideia da assistente é muito simples, ser capaz de controlar o seu aparelho de forma rápida e do jeito mais conveniente possível. Seja por comando de voz, através de toque, da câmera ou por texto. Você pode, por exemplo, configurar o brilho da tela por comando de voz e cá entre nós, o comando de voz é o que rege as assistentes virtuais atualmente. Ele permite que o usuário interaja com o sistema de forma mais humana como se estivesse conversando com outra pessoa. Ao longo dos anos vimos o surgimento da interface por linha de comando, interfaces gráficas e agora estamos diante de uma nova forma de interface, a interface do usuário baseada em voz. Ok, isso não é novidade, mas o Bixby é mais do que isso e permite uma gama maior de interação entre o usuário e o aparelho.
 

Recursos da Bixby

Vale informar que o Galaxy S8 tem um botão dedicado só para chamar a assistente. Basta pressioná-lo e dar uma ordem. Atualmente ela não compreende português, então você vai ter um botão meio sem utilidade no momento. Porém, quando o aparelho passar a suportar a nossa língua será possível:

  • Fotografar através de comando de voz
  • Configurar uma determinada imagem como papel de parede
  • Realizar compras de um produto através de uma imagem
  • Localizar rapidamente fotos que você capturou utilizando geolocalização
  • Criar álbuns de fotos
  • Lembretes de eventos no calendário
  • Mostrar a tela do celular em uma TV
  • Configurar o brilho da tela
  • Entre outros recursos

 
Assistente de voz da Samsung
O Bixby não é só isso. É previsto o crescimento do ecossistema de tal forma que ele se integre com outros aplicativos, serviços e, inclusive, outros dispositivos, tornando a interface uma espécie de interface onipresente.

Quando ela estará disponível em Português

Atualmente a assistente reconhece apenas Inglês e Coreano. E não existe uma data para que ela passe a compreender a língua de camões. Mas seguindo a tendência das empresas de tecnologia que dizem que um determinado recurso estará disponível em breve e, por vezes, constatamos que a palavra breve já não tem o mesmo significado, quer dizer que vai demorar um cadinho ainda.