Conheça a Interface Gaia, o Segredo do Firefox OS

Com o lançamento cada vez mais próximo do sistema da Mozilla, pode ser que muitos perguntem, o que é Gaia afinal? Gaia é a interface do usuário que roda dentro do Firefox OS. Absolutamente tudo o que aparece na tela do seu smartfone é produzido por Gaia. Ela é a camada mais distante do Hardware e mais próxima de nós humanos. Foi toda escrita usando HTML5, JavaScript e CSS. Tela de bloqueio, discador de chamadas e outros aplicativos que estão inteiramente ligados ao código Gaia também foram escritos em HTML5. Por esse motivo pode se dizer que Gaia foi desenvolvida para Web, qualquer navegador pode executar Gaia. Veja como executar Gaia no seu navegador Firefox

Gaia e a Open Web

Gaia é sem sombra de dúvida uma interface potente. Você pode criar aplicações para Gaia que rodariam em qualquer navegador que tenha suporte a essas linguagens. Por esse motivo a Mozilla afirma que tudo isso faz parte do projeto de aplicações Open Web. Os aplicativos não estão sendo desenvolvidos para o Firefox OS ou Gaia especificamente, mas sim para toda a Internet. O discador de chamadas que o Firefox OS utiliza é um exemplo disso, alguns disseram que era praticamente impossível fazer uma ligação usando apenas aquelas três linguagens. Aí está o Firefox OS com seu discador de chamada feito em HTML. As APIs estão homologadas na w3c e pode ser usada por qualquer desenvolvedor. Não existe proprietário, é tudo aberto.

Gaia

HTML e o futuro dos sistemas

Acredito que esse seja o nascimento de uma formula para os sistemas operacionais vindouros. Não apenas os para dispositivos móveis, mas também para desktop, notebook e as mais exóticos tipos de terminais que podem dar acesso a internet no futuro, se é que precisaremos de tais terminais. O Tizen também utiliza os mesmos princípios e está para nascer mais um sistema com a lógica do HTML. Que linguagem é essa que pode fazer qualquer coisa? HTML tá se mostrando mais potente do que qualquer um imaginou um dia e nós nos beneficiaremos com sistemas online, leves e seguros.

Deixe o seu comentário