Como usar o Tor Browser para navegar anonimente pela Internet

Privacidade. Esse, com certeza, é o calcanhar de Aquiles quanto se trata de Internet. A notícia de que o governo dos Estados Unidos espiona todo mundo de forma indiscriminada só reforça ainda mais essa afirmação. @Edward_Snowden sofre por denunciar abertamente tais ilegalidades, mas se levarmos em conta que apenas essa denúncia está sendo apurada, e desconsiderarmos todas as outras denúncias já feitas, inclusive de governos de outros países, percebemos que a Internet é um verdadeiro Big Brother. Saber que o governo chinês espiona o Skype, e a Microsoft não faz nada a respeito, ou de que pessoas como Edward Snowden e @JulianAssange são perseguidos e tratados como terroristas por, simplesmente, fazer denúncias, nos torna extremamente paranoicos.

Julian Assange silenciado

 

Navegar anonimamente pela Internet

Para tentar solucionar ou pelo menos amenizar essa falta de privacidade, softwares que usam o encadeamento de proxy pela Internet com a intenção de mascarar sua real identidade, são utilizados. O mais representativo exemplo é o Tor, um navegador desenvolvido para tornar nossa navegação o mais anônima possível e de forma simples.

Tor Browser, navegando de forma anônima

A forma como o Tor trabalha é bem simples. Todos os computadores conectados à Internet tem uma espécie de identificação chamada de “endereço IP”. Esse “endereço IP” guarda informações que podem levar até você. Quando você se conecta à um Proxy, o seu endereço IP é escondido e o seu computador navega com o endereço IP do Proxy que você está conectado. O Tor trabalha de forma semelhante, mas ao invés de usar um único proxy, utiliza vários Proxys públicos espalhados pela Internet, tornando sua navegação ainda mais anônima.

Como funciona a rede Tor

Baixar o Tor Browser

Utilizar o Tor não requer habilidades especiais e nem é tão complicado, basta apertar o botão de ligar e pronto. Faça o download do navegador Tor no link abaixo e veja como é simples utilizá-lo.

Como utilizar o Tor para navegar de forma anônima

No momento em que esse tutorial está sendo escrito, a versão mais recente é a 2.3.25. O programa tem uma versão em português e é compatível com o Windows 8. Extraia o arquivo baixado. Acessando a pasta extraída você, pode notar que existe uma versão portátil do Firefox embutida no Tor, isso porque o navegar utilizado pelo Tor é o próprio Firefox. Você também verá outras pastas, como a documentação e arquivos do programa. O Tor é distribuído com uma licença GNU/Linux. Clique em “Start Tor Browser” e o programa se conectará automaticamente à rede Tor. Depois disso, uma janela com um navegador de Internet será aberta. Significa que você já está pronto para navegar anonimamente.

Verificando a rede Tor

Para verificar se o navegador realmente está escondendo o seu endereço IP, você pode fazer um simples teste. Abra o seu navegador usual e acesse o endereço www.meuip.com.br e depois abra o navegador do Tor e digite o mesmo endereço www.meuipp.com.br. Se os endereços IP forem diferentes, significa que você está navegando anonimamente com o navegador Tor. É interessante abrir o site do Google e ver um idioma diferente sendo exibido.

Velocidade

Como a conexão é feita usando vários Proxys, é o carregamento de sites seja mais lento. Quanto maior for o número de Proxys, menor será a velocidade, acostume-se a isso.

  • thiago

    cara quando vou usar trava na tela conectando a uma pasta retransmissor