Como usar o Tor Browser para navegar anonimente pela Internet

Tor browser navegar anonimo
Publicado por Redação

A privacidade é o calcanhar de Aquiles quanto se trata de Internet. E a notícia de que o governo dos Estados Unidos espiona todo mundo de forma indiscriminada só reforça essa afirmação. Pessoas como Edward Snowden sofrem represálias por denunciar abertamente tais ilegalidades. Podemos adicionar a esse balaio Julian Assange e até o premiado jornalista Glenn Greenwald.

Entretanto, é possível obter de volta parte dessa privacidade utilizarmos a mesma tecnologia que vinha sendo empregada para tirá-las de nós. O Tor Browser é o que existe de melhor quando queremos anonimato enquanto surfamos na rede.

Tor Browser: navegando de forma anônima

A forma como o Tor trabalha é bem simples. Todos os computadores conectados à Internet tem uma espécie de identificação chamada de endereço IP. Esse endereço IP guarda informações que podem levar até você. Quando você se conecta à um Proxy, o seu endereço IP é escondido e o seu computador navega com o endereço IP do Proxy que você está conectado. O Tor procede de forma semelhante, mas em vez de usar um único proxy, utiliza vários proxys públicos espalhados pela Internet, tornando sua navegação ainda mais anônima.

Como funciona a rede Tor

Baixar o Tor Browser

Utilizar o Tor não requer habilidades especiais, basta apertar o botão de ligar e pronto. Faça o download do navegador Tor aqui e veja como é simples utilizá-lo.

Como utilizar o Tor para navegar de forma anônima

No momento em que esse tutorial está sendo escrito, a versão mais recente é a 2.3.25. O programa tem uma versão em português e é compatível com o Windows 7, 8 e 10. A primeira coisa que você precisa fazer é extrair o arquivo baixado.

Acessando a pasta extraída você pode notar que existe uma versão portátil do Firefox embutida no Tor, isso porque o navegar utilizado pelo Tor é o próprio Firefox. Você também verá outras pastas, como a documentação e arquivos do programa.

O Tor é distribuído com uma licença GNU/Linux. Clique em “Start Tor Browser” e o programa se conectará automaticamente à rede Tor. Depois disso, uma janela com um navegador de Internet será aberta. Significa que você já está pronto para navegar anonimamente.

Tor Browser no Windows 10

Verificando a rede Tor

Para verificar se o navegador realmente está escondendo o seu endereço IP, você pode fazer um simples teste. Abra o seu navegador usual e acesse o endereço www.meuip.com.br e depois abra o navegador do Tor e digite o mesmo endereço www.meuipp.com.br. Se os endereços IP forem diferentes, significa que você está navegando anonimamente com o navegador Tor. É interessante abrir o site do Google e ver um idioma diferente sendo exibido.

Velocidade

Como a conexão é feita utilizando vários proxys a velocidade de carregamento de sites será reduzida. Quanto maior for o número de proxys, menor será a velocidade, acostume-se a isso.