Como usar o EaseUS MobiSaver for Android para restaurar arquivos apagados

Imagem: www.androidpit.com
Publicado por Equipe Comercial

Quando falamos de arquivos importantes que armazenamos no nosso celular, o ideal é sempre manter uma cópia de segurança. Porém, muita gente só se preocupa com a redundância desses arquivos quando os perde completamente. Aquela velha máxima de “só dá valor quando perde” nunca fez tanto sentido. Felizmente, é possível recuperar arquivos apagados seja no celular ou no computador.

O que acontece quando deletamos um arquivo?

Quando a gente apaga um arquivo da memória do celular, o arquivo não é definitivamente excluído, mas tem o seu registro na tabela de arquivos marcado como disponível para gravação. O arquivo só é efetivamente deletado quando um novo é gravado em seu lugar. Esse processo é chamado de sobrescrita e é nesse ponto em que o arquivo antigo é deletado para sempre.

Como funciona um programa de recuperação de arquivos deletados

Os programas de recuperação de dados tentam restaurar o arquivo deletado antes que outro seja gravado no seu lugar, ou seja, antes que o arquivo que desejamos recuperar seja sobrescrito. Porém, esse é um processo delicado e deve ser efetuado com o maior cuidado para que a gente não acabe por sobrescrever o arquivo que tentamos restaurar.

O grande problema

Vamos supor que você acidentalmente apagou as fotos daquela viagem maravilhosa que fez para a Tailândia. Essas fotos estavam salvas apenas no seu celular. Você, em algum momento, ouviu falar de um aplicativo maravilhoso que recupera arquivos apagados e prontamente instala esse aplicativo no seu aparelho. Acontece que esse aplicativo precisa de espaço na memória do seu dispositivo para funcionar e quando você instala ele pode sobrescrever algumas das suas lindas fotos.

Se as fotos estavam em um cartão de memória, ótimo! Não vamos ter muita dificuldade para recuperar os arquivos. Porém, se esses dados estavam na memória interna do celular é aí que nasce o problema.

A solução

A solução seria instalar um programa em um segundo dispositivo (no nosso caso um computador) que analisaria esse aparelho em busca dos arquivos que queremos trazer de volta, evitando assim a sobrescrita. Felizmente, existem várias programas que fazem esse trabalho e o EaseUS MobiSaver for Android é um dos mais populares.

O programa, que pode ser baixado a partir desse link, solicita que a gente conecte o cabo USB ao aparelho celular. Ele faz uma varredura no dispositivo em busca de imagens, vídeos, mensagens, contatos, documentos ou áudios.

O único problema desse programa é que ele requer que o dispositivo conectado tenha acesso root para funcionar corretamente.

Como utilizar o EaseUS MobiSaver for Android

Assim que você instala e executar o programa no computador, a seguinte tela será exibida. Ela informa que você deve conectar o seu aparelho ao computador para iniciar.

O programa solicitará que você ative a depuração USB. Nós já escrevemos um artigo ensinando como ativar a depuração USB em aparelhos Android, clique aqui para acessar.

Depois de ativar a deputação USB, plugue o celular ao computador e clique em “Start”. O programa irá detectar o modelo do seu aparelho.

Detectando o celular

Uma mensagem informando que o dispositivo foi conectado com sucesso será exibida. Clique em “Go” para iniciar a varredura. O EaseUS MobiSaver for Android é capaz de recuperar imagens, contatos, mensagens, vídeos, áudios e documentos.

Dispositivo conectado com sucesso

Leva um tempo até o programa fazer uma varredura completa, enquanto isso você pode sair e tomar um café. Reserve pelo menos 50 minutos.

Escaneando em busca de dados

Quando o programa finalizar a busca, os arquivos serão listados como na imagem a seguir. No lado esquerdo é possível alternar entre os tipos de arquivos. Para selecionar os arquivos que deseja restaurar, basta marcar a caixa de seleção. No nosso exemplo, escolhemos duas fotos.

Restaurar os arquivos apagados

Prontinho, para salvar basta selecionar um diretório no computador e aguardar a restauração.

Tópicos:

,