Veja a interessante forma como o Twitter ganha dinheiro

Algumas pessoas devem pensar “eu passo o dia todo no Twitter e nunca vi uma propaganda sequer, como será que eles ganham dinheiro?” Essa pergunta é bem interessante, pois nos mostra que é possível que serviços on-line ganhem dinheiro sem exibir propagandas intrusivas, essas propagandas estilo banners, por exemplo. Muitas vezes as propagandas explicitas trazem uma má impressão sobre o serviço, indicando que o foco principal é o lucro e não trazer benefícios ao o usuário. Embora apenas parte desta impressão seja verdadeira, seria muito mais interessante um tipo de rentabilização implícita, aquela que apesar de os usuários não notarem, estão lá, e é justamente isso que o Twitter faz.

Como o Twitter ganha dinheiro?

A forma como o Twitter rentabiliza os seus negócios é através de promoção, ou seja, as empresas/pessoas pagam ao Twitter para terem um maior destaque no microblogging. Você não percebe, mas está lá a forma como o Twitter ganha dinheiro. Publicidades como o Promoted Tweets, Promoted Trends e Promoted Accounts apresentam uma pequena caixinha que diz “Promoted”, é o jeito que você reconhece uma promoção. A ideia do Twitter é não ser intrometido, e parece que tem se saído muito bem.

Promoted Tweets, Promoted Trends e Promoted Accounts

O modelo de publicidade baseado em Promoted Tweets tem uma ideia bem simples: Os anunciantes pagam a promoção de tweets relacionados ao seu produto. O tweet promovido é listado no topo dos resultados de busca do Twitter de acordo com palavras-chave relevantes. Além disso é exibido o nome da empresa que promoveu aquele tweet com uma mensagem dizendo “promovido por…”.

Promover tweets

Assim como no modelo de Promoted Tweets, o Promoted Trends e Promoted Accounts seguem a mesma ideia, a diferença está no fato de um estar relacionado à tendências e o outro à contas, ou seja, trazer uma quantidade maior se seguidores para uma determinada marca.

Programas de TV + Twitter

Falei aqui apenas três formam de como o Twitter rentabiliza seus negócios, não são as únicas e as empresas sempre criam novas formas de gerar lucros com seus serviços. Entretanto só essas três formas de rentabilizar que o Twitter adotou, são suficiente para atrair atenção de muitos anunciantes, entre eles e o maior deles estão os programas de TV. Diferente do que muitos pensam, o Twitter não é um concorrente dos programas de TV, muito pelo contrários, as pessoas geralmente usam o microblogging enquanto assistem televisão. De acordo com o site da Época, em 2012 o evento mais comentado no Twitter foi o jogo da final da Libertadores, com cerca de 3.548 tweets por minuto. Outro feito foi no final da novela Avenida Brasil, com 3.031 tweets por minuto. Isso quer dizer que emissoras de TV podem usar serviços do Twiiter para trazer as pessoas para assistirem seus programas, e com isso, pagar a conta da hospedagem (risos).

[button url=”” target=” _self” style=”grey” size=”small”] Fonte: [/button] http://www.buzzle.com

  • Neto Báfica

    Bacana a matéria, vou estudar melhor! http://www.netobafica.com qualquer contato.

  • Andréa Duarte

    Interessante. Pena que a maioria dos sites, como este, enchem seus posts e matérias de banners intrusivos.. haha

  • Será que PRISM lhe diz alguma coisa…? Há não… o pessoal do twitter são santinhos… hahahaha

    • Não entendi. Você se refere aquele programa secreto do governo americano para captar informações sem autorização judicial? Não sei que relação ele tem com o modelo de rentabilização adotado pelo Twitter. O Twitter venderia informações ao governo americano? Porque até onde eu sei o Twitter não participou do programa e mesmo que tivesse participado, eu acho que o governo não pagaria pela informações confidenciais. Seria caro de mais.