Orbot: como navegar anonimamente na Internet com o Android

Usando Orbot e Orfox para navegar anonimamente
Image: Sonny Abesamis/Flickr
Publicado por Redação

Provavelmente você já deve ter ouvido falar do Tor Browser, um navegador Web baseado no Firefox que utiliza encadeamento de proxys para melhorar o anonimato durante a navegação. As pessoas que utilizam o Android podem agora obter o mesmo nível de obscuridade proporcionada pelo Tor com um aplicativo que está disponível, inclusive, na Google Play. O seu nome é Orbot que funciona em conjunto com o Orfox e promete te deixar mais protegido.

O Orbot é um aplicativo de código aberto que utiliza a rede Tor para ocultar os rastros de quem navega na Internet. Não só celulares podem se valer da ferramenta, TVs, tablets e toda a forma de dispositivos que suportem o Android como sistema operacional também podem se conectar à rede Tor com o Orbot.

Baixando o Orbot e o Orfox

É possível baixar o Orbot através de várias fontes. O Google Play é a mais simples e usada, mas você também pode obter o aplicativo a través da Amazon Appstore, F-Droid ou a partir do site oficial do projeto. Caso opte por instalar via Google Play, acesse esse link e prossiga com a instalação.

Para navegar anonimamente é necessário um segundo aplicativo chamado de Orfox: Tor Browser para Android. Que pode ser baixado pelas mesmas fontes do Orbot. Clique aqui para baixar pela Google Play.

Como usar o Orbot

Depois de instalar os dois aplicativos, execute o Orbot. A tela principal possui apenas duas opções: Iniciar e Explorar. Toque em Iniciar para que o aplicativo se conecte a rede Tor.

Conectando o Orbot à rede Tor

Quando a rede for carregada a seguinte mensagem será exibida:

“Você se conectou com sucesso à rede Tor – mas isso NÃO significa que seu dispositivo esteja seguro. Você pode usar o botão ‘Navegador’ para testar sua conexão.

Visite-nos em guardianproject.info/apps/orbot ou envie um e-mail para [email protected] para aprender mais”

Outras funções do Orbot

A partir desse ponto você já está conectado à rede Tor. Existe um botão de menu, no lado esquerdo superior do app que quando pressionado exibe algumas opções. Entre elas: Aplicativos em modo VPN, Pontes, localização no mundo e também é exibida sua velocidade de conexão com a rede.

Orbot opcões menu

Em Wolrd (Location ) – Localização – é possível altear o último ponto do nó na rede Tor para que o seu IP seja de um determinado país.

Apps VPN mode permite que você rode aplicativos conectados à uma rede virtual privada, trazendo anonimato à aplicativos mensageiros e outros.

Voltando para a tela principal do Orbot, toque em “Explorar”. O Orfox será executado e se tudo funcionou corretamente a seguinte mensagem será exibida:

“Parabéns, esse navegador está configurado para usar a rede Tor. O seu endereço IP aparece como: *.*.*.*”.

Pronto, a partir desse ponto você estará navegado anonimamente.