Como limpar o cache de aplicativos no Android

A limitação no espaço interno de aparelhos Android é uma constante que se mantém ano após ano. Mesmo comprando um aparelho zero, com bastante espaço interno, vez ou outra nos deparamos com a já conhecida mensagem que nos notifica da necessidade de liberar espaço para poder instalar algum aplicativo novo. Existem várias técnicas para amenizar esse problema e a principal delas, e que muitas vezes deixamos passar despercebida, é a limpeza do cache das aplicações que já estão instaladas no nosso aparelho. Mas antes, vamos entender um pouquinho o que é o cache das aplicações.

O que é o cache de aplicativos

A memória cache é utilizada para armazenar dados que são acessados com muita frequência e, por isso, precisam de uma atenção especial. Ela é a grande protagonista na hora de iniciar uma aplicação rapidamente porque armazena informações que foram processadas anteriormente e não precisamos repetir o processo. O grande problema é que, em aparelhos limitados, é utilizado uma quantidade de memória que não temos condições de abrir mão. Eis a raiz dos problemas!

O que acontece quando limpamos o cache de um aplicativo

Quando nós limpamos o cache estamos abrindo mão do desempenho de uma aplicação em detrimento do aumento da memória interna, mesmo que temporariamente.

Geralmente, os aplicativos também baixam arquivos da Internet e para diminuir a frequência com que esses dados são baixados e visando a melhoria no desempenho, os desenvolvedores, então, decidem manter uma parte daquilo que é baixado no seu celular.

Se você utilizar aplicativos como o Facebook, Instagram e Spotify pode, facilmente, ganhar alguns megabytes apenas eliminando o cache que esses apps armazenam no seu aparelho. E sim, eles são bem gulosos.

Vale lembrar que, quando limpamos o cache, o ganho de memória interna é artificial, já que, com o passar do tempo, esses aplicativos irão inflar o cache mais uma vez com informações. Se, mesmo assim, você quiser se meter nessa empreitada, então vamos ao passos para liberar o cache das amarras dos aplicativos devoradores de memória.

Como limpar o cache de aplicativos no Android

  1. Acesse as configurações do aparelho;
  2. Em seguida, vá em aplicativos;
  3. Localize o aplicativo que você quer limpar o cache, como o Facebook, por exemplo;
  4. Toque em “Limpar cache”;

Tela de configuração do Android

Limpar cache do Facebook

Com isso você ganha alguns megabytes de espaço instantaneamente. Na mesma tela você ainda tem a opção limpar dados e liberar ainda mais espaço no seu celular.

Deixe o seu comentário