Como instalar e utilizar o APKMirror para baixar aplicativos

Imagem: AndroidPIT

O APKMirror é uma comunidade formada por curadores de Apps. A ideia do site é simplesmente fornecer aplicativos para os seus usuários. Não importa se existam limitações regionais na loja oficial do Google, você pode encontrar uma versão do aplicativo que está procurando no APKMirror. Inclusive, se for um desenvolvedor é possível submeter o seu próprio aplicativo. E sim, eles são bem seletivos. O site ainda possibilita reverter uma instalação de um aplicativo para uma versão anterior, ótimo quando alguma atualização remove uma funcionalidade e a queremos de volta.

Será que o APKMirror é mesmo confiável?

O primeiro ponto é que todos os aplicativos enviados são verificados pelos curadores. E depois que que os arquivos .apk que são baixados do site possuem um certificado que pode ser comparado com o certificado original do aplicativo. Caso as assinaturas não casem, a instalação não será concluída. O que garante que o aplicativo que você está tentando instalar não é um aplicativo malicioso se passando um app legítimo.

Como instalar aplicativos do APKMirror?

O processo de instalação é semelhante ao processo de instalação de um arquivo .apk qualquer. Para fazer a instalação de arquivos .apk fora da Google Play é preciso ativar a opção de fontes desconhecidas. Para isso vá em Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas.

Se estiver utilizando o Android Oreo, veja aqui como habilitar aplicativos APK.

Em seguida, navegue no site https://www.apkmirror.com/ e procure pelo aplicativo e versão desejados e então realize o download.

apkmirror

Depois de baixar o app que pretende instalar, provavelmente ele estará na pasta de Download. Você pode usar o gerenciador de arquivo para navegar até a pasta onde ele foi baixado.

Finalmente toque em “instalar” e siga as instruções até o final.

É possível que uma mensagem seja exibida durante a instalação afirmando que é perigoso instalar aplicativos a partir de terceiros. Toque em aceitar e prossiga com a instalação do app. Se tudo correr conforme o planejado, o novo aplicativo irá aparecer na bandeja e está pronto para ser utilizado.

Tópicos:

,