Entenda como funciona o SanDisk SecureAccess

SanDisk SecureAccess
Publicado por Alexandre

O SanDisk SecureAccess é um programa que pode ser utilizado para criar um diretório criptografado dentro de uma unidade de memória flash. Ele é distribuído junto com os produtos compatíveis da SanDisk e o seu uso é opcional.

O programa funciona em computadores com os sistemas operacionais Windows Vista 7, 8 e 10 além de Mac OS versão 10 ou superior. Não existe nenhuma versão disponível para Linux.

Para que serve o SanDisk SecureAccess

O SecureAccess serve para criar uma pasta com criptografia AES de 128 bits dentro de uma unidade de memória flash que só pode ser acessada mediante a inserção de senha. Isso é útil para proteger arquivos críticos e sensível que estarão seguros mesmo quando você compartilha o pendrive com alguém.

Como usar o SecureAccess:

Assim que você plugar um pendrive SanDisk no computador, execute o programa SanDiskSecureAccessvx.x.exe esse programa será o responsável por criar a pasta criptografada, também conhecida como cofre.

Alternativamente é possível fazer o download do programa no site da SanDisk acessando a página de suporte e download.

Aceite os termos de uso do programa e prossiga com a instalação.

Quando você executar o programa pela primeira vez será necessário informar senha. Essa senha deve possuir ao menos 6 caracteres. É possível determinar a força da senha escolhendo as opções de recomendação de senha.

SanDisk SecureAccess

Tela para criar senha no SanDisk SecureAccess Imagem: Softpedia

Agora você já pode utilizar o programa para armazenar seus arquivos de forma segura dentro de uma pendrive.

SanDisk SecureAccess

Tela principal do SecureAccess Imagem: Softpedia

Existe quatro formas de inserir arquivos dentro do cofre:

  • Adicionando arquivos através da interface do SecureAccess, acessando a aba Arquivo e em seguida Adicionar arquivo.
  • Também é possível utilizar a ferramenta de arrastar e soltar. Arraste os arquivos que pretende adicionar ao cofre e arraste para a tela do SecureAccess.
  • Copiar todos os arquivos como se fosse mover para uma pasta qualquer e colar dentro da interface do SecureAccess.
  • Clicando no botão para adicionar arquivo na interface do SecureAccess.

Depois de salvar os arquivos dentro do cofre você deve sair da interface do SecureAccess clicando em Sair. Esse pendrive pode ser usado em outro computador, mas os arquivos só podem ser acessados em uma máquina que possua o SecureAccess instalado e o usuário deve saber a senha para abrir o cofre.

Recuperar arquivos salvos no SecureAccess

Para recuperar os arquivos os passos são simples. Abra o SecureAccess, insira a senha configurada no começo do tutorial e selecione os arquivos que deseja acessar. Clicando com o botão direito é possível escolher entre copiar, recortar, mover para pasta, salvar arquivo para e deletar. Escolha a opção que desejar e prossiga.

Tópicos: