Como escolher um bom nome de domínio

Como escolher um ótimo nome de domínio
Publicado por Alexandre

Ao planejar um projeto na web, seja um site, um blog ou uma loja virtual, com certeza você ouviu falar na importância de registrar um domínio.

Mas afinal, por que é necessário efetuar tal registro? O motivo básico para isso é que o domínio representa o seu endereço eletrônico na internet.

Ou seja, para que as pessoas consigam encontrar o seu site ou blog, é preciso digitar o endereço desse site ou blog, que nada mais é do que o seu domínio, lembrando que se você deseja registrar o seu acesse: hostinger.com.br/registro-de-dominio.

É possível também mencionar que o domínio funciona como uma forma mais fácil para as pessoas encontrarem o que precisam na internet, afinal, sem eles, seria necessário digitar extensas sequências numéricas.

As razões para efetuar o registro de domínio

Existem alguns motivos básicos para que você faça o registro do domínio do seu site, entre os mais relevantes, vale citar que ao possuir um domínio, o seu projeto adquire:

Um perfil mais profissional

Ter um domínio registrado traz mais credibilidade para o seu trabalho na web. O seu público passa a ver o seu site com mais confiança. Isso é fundamental para o êxito de qualquer negócio na web.

Imagem: Rawpixel.com / stocksnap.io

Um melhor posicionamento

Qualquer site ou loja virtual necessita estar adequada aos conceitos das técnicas de SEO, que permitem um posicionamento melhor nas páginas de busca de Google.

Hoje em dia o Google confere mais destaque para os sites que possuem um registro de domínio. Graças a esse recurso, eles podem ser encontrados com mais facilidade pelas pessoas enquanto efetuam as suas pesquisas.

Mais exclusividade

Ao obter um domínio você adquire uma identidade única na internet. Além disso, ao ter um domínio você terá condições de gerenciar suas próprias contas de e-mail e criar campanhas de e-mail marketing.

As dicas para registrar o seu domínio

A escolha do nome é uma etapa muito importante antes de efetuar o registro. O nome será a sua identidade do seu projeto, da sua marca. É por meio dele que o seu trabalho será encontrado e lembrado.

A Hostinger, nesse caso, possui em seu site um sistema de verificação de domínio. Por meio dele você pode conferir se o nome que você imaginou está à disposição.

Muitas vezes, diante da quantidade de domínios que já foram registrados para os mais variados tipos de sites e blogs, é necessário contar com a criatividade para escolher um nome inédito.

Localização geográfica do servidor

Imagem: Michal Kulesza / Stocksnap.io

As recomendações para você registrar o seu domínio consistem em:

Utilizar palavras curtas

Os termos mais curtos são fácies de pronunciar e mais aceitos pelos usuários. Termos longos podem confundir o usuário e fazê-los perder o interesse em querer acessar o seu site.

Palavras de fácil memorização

Além de optar por um termo simples, pense também que ele deve apresentar mais facilidade para ser lembrado. Lembre-se que a sua marca deve estar presente na mente do seu público.

Não é recomendado usar números e hífens

Na tentativa de escolher um termo de fácil assimilação e memorização, evite utilizar números e hífens. A presença desses elementos também pode confundir o seu público.

As pessoas não estão acostumadas a ler tais variações quando se trada de endereço na internet. Elas também dificilmente irão lembrar de colocar o hífen no momento em que digitarem.

A combinação de palavras que possam gerar termos com sonoridade estranha e até mesmo engraçados também deve ser evitada, pois retira toda a seriedade do seu projeto.

Escolha a extensão

As extensões mais usadas e também as mais recomendadas são a “.com” e a “.com.br”. A maioria das pessoas está mais habituada a elas.

No entanto, dependendo da natureza do seu projeto na internet, dá para usar outras extensões, tais como “.net”, “info” e também a “xyz”.

É possível fazer uma relação com o nome do produto

Essa é uma opção muito comum que ocorre com indústrias e empresas que trabalham com a venda de vários produtos, principalmente produtos do gênero alimentício.

Preco da hospedagem

Imagem: Paul Morris / Stocksnap.io

Em tais casos, o objetivo principal não é destacar a empresa propriamente dita, mas sim, manter o foco nos produtos.

Leve em conta a longevidade

Um projeto na internet geralmente é caracterizado pela longevidade. Alguns projetos necessitam de tempo para se consolidar diante do público.

É por isso que ao registrar um domínio você deve estar ciente de que esse nome o acompanhará por um bom tempo. A razão de evitar nomes confusos, dúbios e de difícil memorização está aí.

Conclusão

Não tem como pensar em um projeto web sério sem o registro de domínio. Além de criar um nome único na internet, um domínio mostra que um projeto foi bem planejado, carrega toda uma ideia por trás e significa muito mais do que um endereço na internet.

Tópicos:

,