Como cortar o Cartão SIM e transformá-lo num Micro SIM

Como cortar cartão SIM chip de celular
Modelo para cortar chip de celular
Publicado por Redação

A única coisa que diferencia um cartão SIM (nimi-SIM) de um cartão micro-SIM é o tamanho do plástico que envolve os dois. No caso do cartão SIM ele é um pouquinho maior. Se você tem um smartphone moderno e notou que o seu “chip” é grande de mais para entrar no celular, significa que tem um aparelho que suporta apenas o cartão micro-SIM (3FF) e o seu “chip” é do modelo SIM convencional. Já que eles são iguais, só mudando o tamanho do plástico que envolve os dois “chips”, você pode cortar o SIM Card e deixá-lo do tamanho de um micro-SIM. Veja nesse tutorial como é fácil cortar o “chip” do seu aparelho e transformá-lo num cartão micro SIM.

Veja como cortar o seu cartão SIM ou micro-SIM e transformá-lo em um nano-SIM.

O que devo fazer para cortar o meu chip?

Existem duas formas bastante fáceis de resolver o problema da incompatibilidade de cartões SIM em aparelhos mais novos. A primeira e mais recomendada é você solicitar à sua operadora um novo “chip”, o que é, na maioria dos casos, um problema, já que as operadoras praticamente obrigam os clientes a mudarem seus planos, passando para um plano pós-pago. A segunda forma de resolver é por conta própria, fazendo uma espécie de mini cirurgia no seu cartão SIM. Essa prática não é recomendada pelas operadoras, mas fazer o quê? Elas praticamente nos obrigam à isso.

Cortando o Cartão SIM

Caso você esteja decidido a cartar o seu cartão SIM, não vai encontrar nenhuma dificuldade de fazer tal façanha. Eu mesmo já cortei vários chips e todos até hoje funcionaram e ainda funcionam. Baixe o modelo de corte de cartão SIM e imprima numa folha de papel A4. Ele servirá como molde para te guiar no processo de corte.

Modelo para cortar chip de celular

A primeira coisa que você precisa fazer para corta o seu cartão é imprimir essa modelo  numa folha de papel A4. Se você não tiver uma impressora, não se preocupe, eu cortei vários “chips” no olhômetro mesmo e todos funcionaram. Mas tenha cautela na hora do corte, é melhor cortar grande de mais e ter uma lixa de unha para reparar o erro, do que pequeno de mais e mandar o seu “chip” para o andar de cima.

Materiais:

Uma tesoura afiada;  uma caneta, ela servirá para fazer a marcação no “chip”; uma régua e uma lixa de unha. Nesse momento de desespero é compreensível fazer qualquer substituição, caso não tenha todos os itens necessários, afinal, você quer esse chip pra ontem não é mesmo?

Como cortar cartão SIM chip de celular

Projeto:

Trace riscos no cartão SIM que deseja cortar para que fique no formato de um micro-SIM. Um micro-SIM tem dimensões 15 mm  de altura por 12 mm de largura. Cole o “chip” no papel e utilize a régua para riscar corretamente o seu “chip”. Muito cuidado nessa hora para as pessoas que irão usar o olhômetro para marcar.

Colcar chip no papel A4

Mão na massa

Corte o chip cuidadosamente, você deve prestar atenção para não cortar a parte metálica. Use a lixa de unha da sua irmã para dar os retoques finais e pronto. Agora é só testar o novo chip. Vale informar que você pode usar um adaptador para transformar o seu “chip” em um cartão SIM novamente.

modelo final do chip