Como ativar a criptografia em aparelhos Android

Criptografar Android
Publicado por Alexandre

As pessoas que guardam informações sensíveis em dispositivos eletrônicos podem querer criptografar os seus dados de modo que se alguém tiver acesso a esse dispositivo não consiga ler as informações contidas dentro dele. A partir da versão 6.0 do Android o Google obriga a ativação da criptografia por padrão. Dessa forma a única maneira de acessar os seus dados é inserindo uma senha durante o boot do dispositivo, ou seja, na hora que você liga o telefone.

Quando é indicado ativar a criptografia?

Antes de continuar é bom deixar claro que existem especificações de aparelhos que, apesar de suportarem a criptografia, tem uma redução significativa no desempenho. Isso quer dizer que se você tem um gadget que já vem apresentando problemas com travamentos, isso pode torná-lo ainda mais lento.

A versão 6.0 do Android, Marshmallow, já vem de fábrica com a criptografia ativada para dispositivos que conseguirem ler dados criptografados a pelo menos 50 MB/s. Mesmo que o seu aparelho não atenda as especificações, você pode forçar o uso da criptografia, mas destruirá a fluidez do seu telefone.

Ok, entendo os riscos e mesmo assim quero ativar a criptografia no Android

O procedimento é muito simples e demorado também, reserve pelo menos uma hora para fazer isso. Primeiro você deve ter níveis de bateria acima de 80%. Pronto? Depois você precisa de um padrão de desbloqueio configurado ou uma senha. Cá entre nós, não adianta nada você ativar a criptografia e só deslizar a tela para acessar os seus dados, não é?

Se você já tiver uma senha, Knock Code, um Padrão de desbloqueio ou PIN pode pular esse passo. Caso contrário vá em Configurações (Ajustes) → Tela → Bloqueio de tela → Selecionar bloqueio de tela. Escolha o padrão que achar mais conveniente e configure-o.

Formas de bloqueio do Android

Bloqueio de tela no Andrioid

Ativado a criptografia Android em seu telefone

Quando os níveis de bateria atingem 80%, mantenha o aparelho plugado na tomada e vá em:

  1. Configurações (Ajustes) → Geral → Segurança → Criptografar Telefone
  2. Será exibida a seguinte mensagem:
    “Você pode criptografar os dados do seu telefone (contas, configurações, aplicativos baixados, arquivos multimídia e outros arquivos). Se o Bloqueio de tela é um bloqueio seguro, como o Knock Code, o Padrão, o PIN ou a Senha, o mesmo bloqueio de tela será necessário assim que seu telefone ligar””Bateria em [tantos %] . Para criptografar seu telefone, carregue a bateria até alcançar 80% de carga. Mantenha o carregador conectado enquanto é feita a criptografia.”
  3. Agora toque no botão “Criptografar telefone”. Aguarde o procedimento ser finalizado. O telefone será reiniciado algumas vezes e você não deve desconectar da tomada até que seja finalizado.

Estou 100% protegido?

Pronto! Com isso o seu aparelho terá todos os dados criptografados. Mesmo que alguém tenha acesso físico ao seu celular ele não conseguirá ler os dados gravados nele, como imagem, lista de contatos, documentos, etc.

Vale ressaltar que essa técnica não substitui cuidados mínimos com a segurança, como o uso de senhas fortes e não acessar sites e/ou e-mail duvidosos. A criptografia apenas protege os seus dados de serem acessados por invasores que tenham acesso físico ao seu aparelho, mas não faz nada em relação a captura desses dados por outros meios, como Phishing.