Charm Bar do Windows 8.1 – A evolução do menu iniciar

A Charm Bar do Windows 8 é uma evolução do menu iniciar das versões anteriores do Windows. Ela permite ter acesso às configurações do sistema, desligar a máquina e acessar os aplicativos instalados no computador. A Charm Bar fica escondida na lateral direita do sistema e só é revelada quando passamos o mouse diagonalmente em direção ao canto direito, tanto superior quando inferior. Quando acionado, o menu exibe três botões: Pesquisar, Compartilhar, Iniciar, Dispositivos e Configurações.

charm-bar-windows-8.1Pesquisar

A opção de pesquisar permite procurar localmente as informações que estão contidas dentro da Máquina. A partir da versão 8.1 do Windows, essa opção ganhou integração com o Bing, e exibe resultados de buscas na web.

Compartilhar

Essa opção captura a tela e permite enviar por e-mail, é um recurso interessante. No Windows 8.1 é possível, através desse botão, salvar páginas da Web para a lista de leitura, um novo aplicativo do Windows que basicamente faz a mesma coisa que o Pocket.

Dispositivos

Permite configurar segunda tela e impressora.

Configurações

Permite ter acesso ao Painel de controle, Personalização informações do PC e Ajuda. Além de configurar brilho, volume, notificações e desligar o computador.