Cerberus antirroubo – Proteja o seu celular de ladrões

cerberus anti-theft
Publicado por Redação

O furto de aparelhos celulares no Brasil é um dos grandes problemas da segurança pública. Apesar de não termos muito o que fazer com relação a este fato, é possível surpreender o ladrão e chegar com a polícia na porta dele para reaver o celular roubado.

Existem muitos aplicativos na Google Play que prometem funcionar como uma ferramenta antifurto, como o Avast Mobile Security e o Cerberus antirroubo. O Ceberus, por sua vez é o um dos mais populares nesse quesito e tem uma ótima avaliação na loja de aplicativos da Google.

O que alguns usuários mais pães-duro não devem gostar é o fato do aplicativo ser gratuito para testes, ou seja, você pode utilizar o aplicativo gratuitamente por uma semana.

O preço da chave para usar o programa pelo resto da vida é 2.99€, o que faz com que alguns usuários larguem o aplicativo depois de uma semanas de uso – e se arrependam pelo resto da vida depois de terem o celular perdido ou roubado e não poderem recuperá-lo.

A mesma conta pode ativar até cinco aparelhos. Use o esse link abaixo para instalar o Cerberus no seu celular via Google Play, se gostar você compra.

Como usar o Cerberus antirroubo

Depois de instalado, execute o aplicativo. Ele é bem simples e a primeira tela que vai aparecer é para criar uma conta. Caso não tenha uma, escolha um nome de usuário, uma senha, informe seu endereço de e-mail e pressione “Criar Conta”.

O aplicativo vai verificar se o nome de usuário está disponível, caso não esteja, você deverá informar outro nome. Pulando esta etapa, você irá para a tela de boas-vindas, lá encontrará um tutorial rápido sobre como você pode proteger o seu aparelho usando o programa.

Ele explica que você pode controla-lo remotamente através do site www.cerberusapp.com ou através de SMS, caso o aparelho não esteja conectado à Internet.

O Cerberus é o tipo de programa que a gente instala e esquece. A gente só lembra que foi instalado quando, de fato, precisamos dele.

Ativar administrador de dispositivo

Essa função serve para evitar a desinstalação de aplicativos do seu aparelho, bloquear usando uma senha ou apagar informações remotamente. Quando você ativa esta função, concede ao Cerberus o poder de:

  1. Apagar todos os dados, zerar senha,
  2. Monitorar as tentativas de iniciar sessão,
  3. Bloqueio automático, pedir criptografia do dispositivo
  4. Pedir criptografia do cartão SD.

Ative essa opção para ter um maior controle sobre o seu dispositivo e seus dados, inclusive os que estão no cartão de memória.

Configuração de verificação de SIM card

Essa opção serve para adicionar cartões SIM autorizados para controlar via SMS o seu aparelho caso ele tenha sido roubado ou perdido.

Mudar o código de discagem

O aplicativo também conta com umas configurações mais avançadas como ocultar o Cerberus da lista de aplicativos. Nesse caso, para ter acesso ao aplicativo você deverá digitar um código de discagem, como se fosse realizar uma chamada, mas o que na verdade ele irá fazer é chamar o Cerberus anti theft.

Esconder ícone da lista de aplicativos

Pressione o botão menu do seu aparelho e escolha a opção “Esconder ícone da lista de aplicativos”, mas só execute essa função, quando souber o código de discagem, caso contrário, você ficará sem ter acesso ao aplicativo e ele ficar oculto. Para reverter o processo, basta fazer a mesma coisa, mas agora escolha “mostrar ícone na lista de aplicativos”.

Estado ativo do Ceberus anti theft

Essa função é aquela que nós configuramos lá no início do tutorial em “Ativar administrador de dispositivo”. Caso você deseje desinstalar o Cerberus anti theft, você precisa modificar o estado para desativado.

Apagar memória e apagar cartão de memória

Caso você tenha informações valiosas no seu aparelho e não quer que ela caia de jeito nenhum nas mãos de pessoal não autorizado, você deve ativar essa opção. Ela dá ao Cerberus o poder de apagar a memória do smartphone e do cartão de memória remotamente, basta dá um único comando.

Senha incorreta

Essa opção permite ao Cerberus, usar a câmera frontal para fotografar a pessoa que digitar a senha de desbloqueio da tela incorretamente, e envia essa foto para o e-mail que você cadastrou. É preciso que você crie um padrão de segurança para a tela do seu aparelho para que essa opção funcione.

Tentativas sem sucesso

Você pode especificar o número de tentativas para que o Cerberus Anti Theft fotografe a pessoa.

Configuração do verificador

Essa opção serve para adicionar chips autorizados. Uma pessoa pode usar mais de um cartão SIM e você pode configurar até três cartões SIM no Cerberus e dizer a ele que são números autorizados para receber informações ou controlar o seu aparelho via SMS.

Salvar histórico

Todas as modificações feitas no seu aparelho serão registradas, envio de mensagem, chamadas, bloco de notas e outras coisas serão armazenadas e assim você poderá recuperá-lo pela Web.

Controlando o Cerberus anti Theft pela Web

A precisão é incrível e o programa, inclusive, descreve a trajetória que o usuário faz na casa com o celular. Infelizmente, ela só funciona quando existe uma conexão com a Internet. Entretanto, você pode utilizar a opção de controlar via SMS. Um e-mail com os comandos foi enviado para a sua caixa de entrada logo quando você cadastrou sua conta com os vários comandos existentes.

Acesse www.cerberusapp.com, informe seu usuário e senha e tenha controle total do seu smartphone remotamente.

O Cerberus Web traz detalhes sobre o seu aparelho, se ele está ou não conectado à Internet, se estiver, você poderá localizá-lo usando comandos na parte superior esquerda do site. Escolha um comando e clique em “Enviar comando”. Você pode rastrear o celular, tirar uma fotografia, visualizar o histórico de chamadas, histórico de mensagens, chamar, enviar mensagem, gravar áudio, entre outras funções.