O seu aparelho celular caiu na água? Desligue-o imediatamente!

celular caiu na agua
Publicado por Alexandre

Se o seu aparelho caiu na água ou recebeu um banho de qualquer outro líquido, desligue-o imediatamente. Pronto? Agora vamos conversar sobre o que você tem que fazer para trazê-lo de volta a vida. Com o celular devidamente desligado, se a bateria for removível trate de desacoplá-la do seu aparelho, coloque-o no cantinho, longe da água, e leia nossas pequenas recomendações do que você deve fazer.

1 – Desligue e não ligue o aparelho até que ele esteja COMPLETAMENTE seco

Desculpe tê-lo pego de surpresa com essa recomendação logo no título do artigo. O tempo é muito precioso durante os primeiros socorros. Estamos falando de um aparelho eletrônico e se o seu gadget não é a prova d’água, então você tem muito o que se preocupar.

Mas calma, as vezes ele acaba voltando. Porém, o primeiro passo para que isso aconteça é desliga-lo e NÃO LIGAR até que o aparelho esteja completamente seco. POR FAVOR, não invente de colocar o celular para carregar depois de ele ter caído na água. Isso porque alguns líquidos são condutores de eletricidade e isso pode fazer com que o seu aparelho entre em curto circuito e dê bye-bye ao mundo dos vivos.

2 – Remova os componentes encaixáveis

Desmonte o máximo que puder do seu aparelho. Seque tudo com um pano, de preferência um que não solte fiapos. Se você não quer ter trabalho e vai levar o celular para uma assistência técnica, pode parar por aqui. Você já fez tudo o que deveria ter feito e o resto agora é com o técnico.

Esteja ciente que a garantia não cobre esse tipo de problema. Agora, se você vai tentar dar um jeitinho no aparelho, antes de levar para uma assistência ou comprar outro, então continue com a leitura.

desmontar celular

3 – Seque tudo com um pano

Remova a bateria, cartão SIM, microSD e até a caneta, se possuir uma. Se tiver as ferramentas necessárias, está na hora de colocar a mão na massa e começar a trabalhar.

Procure no YouTube vídeo tutoriais que ensinem a desmontar o seu aparelho. Dependendo do modelo e da marca do seu gadget, será muito fácil encontrar. Com ele desmontado, seque tudo com um pano de forma cuidadosa e espere até que a água das partes internas das peças evapore.

seque celular secador de cabelo

Caso você não possua as ferramentas, o mais recomendado é que você coloque o seu aparelho num lugar arejado. Não coloque o celular no Sol, a alta temperatura pode danificar os componentes do seu celular. Não seque com o vento quente do secador de cabelo, a alta temperatura pode ser tão prejudicial quanto expor o celular ao Sol.

4 – O vento pode ajudar

O oxigênio presente na água pode oxidar as pessoas, conexões e tudo que é feito de metal no seu aparelho. Quanto maior o tempo de exposição à água, maiores são as chances de o seu celular não voltar a funcionar. Por isso é importante colocar o seu aparelho num lugar arejado.

O vento acelera o processo de evaporação e faz com que o seu gadget passe menos tempo exposto à água, diminuindo o risco de oxidação. É uma boa colocar o ventilado próximo ao aparelho enquanto ele seca.

5 – Esperar

Depois de tomar todas as medidas listadas ao longo do texto, você deve esperar o aparelho secar completamente. O tempo vai depender do quão molhado ele está, se o você abriu o celular com alguma ferramenta e enxugou os componentes com um pano.

Caso tenha apenas removido a bateria e o cartão SIM e deixou que a física se encarregasse do resto, pode levar até cinco dias para que o aparelho seque completamente. Só ligue o celular caso tenha certeza de que ele está 100% seco, ok? Verifique se a bateria tem carga antes de se desesperar e boa sorte.

Tópicos:

,