Brick – Parabéns você acabou de matar o seu aparelho

Entenda o que é brick e bricar
Publicado por Alexandre

Brick é um termo em inglês que traduzindo para o português significa “tijolo” ou, mais adequadamente para a situação, “peso de papel”. É quando, por alguma razão, alteramos o bom funcionamento de um aparelho eletrônico que roda um software embarcado e ele simplesmente não liga mais.

O brick geralmente é provocado por alguma modificação feita pelo próprio usuário, impedindo que ele funcione adequadamente. Na maioria das vezes, o parelho afetado simplesmente para na tela de carregamento. Bricar é um aportuguesamento que transforma a palavra inglesa “brick” em um verbo que indica a ação de danificar o aparelho e impedir que ele funcione corretamente, ou seja, impedir que ligue e desempenhe suas funções.

Android Bricado como resolver

Bricar aparelhos celulares

O termo Brick é comumente utilizado entre os usuários de aparelhos celulares, ou mais especificamente, usuário de smartphones para indicar um momento no tempo em que seu celular simplesmente parou de ligar depois de alguma intervenção humana. Como em inglês “brick” quer dizer tijolo, essa palavra também pode ser usada para representar aqueles celulares grandões, ou tijolões.

Tenha em mente que o brick pode ter várias causas: vírus; tentativa mal sucedida de atualizar o software do aparelho; tentativas de obter acesso root, no caso de aparelhos que rodem sistemas operacionais baseados em Linux; tentativa de mudar a Firmware do aparelho e tantos outros.

Brick cellphone

Brickei o meu aparelho, dá pra recuperar?

A resposta simples e categórica é: sim, dá pra recuperar. Mas cada aparelho tem um jeito diferente, alguns são mais fáceis, outros mais complicados, mas de uma forma geral, tem jeito. Uma das formas de fazer isso é baixando a ROM stock do seu aparelho, no caso de smartphones, e usar o Odin para tentar restaurar.

O ideal é procurar algum tutorial específico na Internet para o seu telefone. Existe documentação aos montes sobre isso, e dependendo do seu celular, deve encontrar a solução em alguns minutos.

Tópicos:

, ,