Brasileiro assumirá a presidência da Qualcomm em janeiro

Cristiano Amon, Vice-presidente Executivo da Qualcomm Technologies

A Qualcomm anunciou hoje (27) que o brasileiro Cristiano R. Amon foi promovido a presidente da Qualcomm Incorporated. A Qualcomm é uma das maiores empresas de telecomunicação e de semicondutores do mundo. Ela opera através de três grandes segmentos: Qualcomm CDMA Technologies (QCT); Qualcomm Technology Licensing (QTL); e as Iniciativas Estratégicas Qualcomm (QSI).

Fundada em 1985, é criadora da tecnologia de comunicação CDMA e detentora da marca Snapdragon, que produz chips para smartphones que equipa desde modelos de entrada até aparelhos avançados.

Sobre Cristiano R. Amon

Amon é formado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Já trabalhou na NEC Brasil, Ericsson, Velocom Inc e Vésper. Ele ocupa atualmente o cargo de vice presidente executivo da Qualcomm Technologies, Inc. e presidente da Qualcomm CDMA Technologies (QCT).

Desafios que ele irá enfrentar

Amon deve assumir a companhia de San Diego em meio a mudanças sensíveis no mercado. Entre elas a chegada da quinta geração de telefonia móvel e também a entrada do Snapdragon no mercado de computadores.

Snapdragon 845

A empresa pretende ir além dos smartphones e trazer vida à equipamentos como notebooks ultrafinos e dispositivos 2 em 1. O Snapdragon 845 já foi anunciado e será lança em 2018. O novo SoC da Qualcomm deve trazer integração a rede wireless Gigabit LTE, processador, uma GPU, além de desempenho para aplicações em realidade virtual.