Botão iniciar do Windows volta na versão 8.1

Ele foi, mas já voltou. Diga “Olá de novo” ao botão iniciar do Windows 8.1. O botão iniciar, que vem acompanhando os sistemas da família Windows NT desde o comecinho, estava sumido. A Microsoft decidiu removê-lo no seu último sistema operacional, o Windows 8. Depois de reclamações, xingamentos e até downgrade do sistema, a Microsoft percebeu que o botão iniciar é querido de mais para dizer adeus, pelo menos por hora. Fato é que todo sentiram a sua falta e a Microsoft trouxe de volta o botão para a versão 8.1 do Windows. Mas nem tudo são flores, o retorno do botão iniciar não significa que o menu iniciar também voltará. O novo botão iniciar é apenas um atalho e faz a mesma coisa que o atalho” windows” do teclado, ou seja, abre aquele menu hibrido usado no Windows 8.

Outras novidades do Windows 8.1

Mas o mais aguardado recurso que o Windows 8.1 trará de volta é o boot direto na área de trabalho. Parece que a Microsoft só fará reajustes psicológicos. O usuário está acostumado dessa forma, então vamos manter como estar, mas a aparência será redesenhada para ficar mais parecido com a forma como o usuário está acostumado.

menu metro do windows 8.1

Um sistema à frente do seu tempo?

Acho que o problema que a Microsoft está repetidas vezes cometendo, é redesenhar a sua interface de forma muito radical. Isso causar estranheza por porte do usuário, que não está nenhum pouco acostumado à mudanças bruscas. Foi o que aconteceu na transição do Windows XP para o Windows Vista, a maioria das pessoas simplesmente voltaram para o Windows XP e esqueceram que existia uma atualização. O Windows Vista consumia muitos recursos de hardware que o mercado não estava preparado para acompanhar. O mesmo aconteceu na mudança para o Windows 8: as pessoas reclamaram da nova interface, do desaparecimento do botão iniciar, do desaparecimento do menu iniciar e tantas outras coisas. Acho que a Microsoft deve continuar inovado sim, mas a conta gotas.

Bem me quer, mal me quer…

Outra coisa que foi observado é que, dependendo do quão bem os usuário recebam o Windows 8.1, a Microsoft continuará na regra do pula um. Ela lança sistema operacional bom, depois um sistema operacional ruim, um sistema operacional bom, e outro ruim, um bom e assim vai.

Comercial da Microsoft que mostra o botão Iniciar do Windows 8.1

Preste atenção no comercial da Microsoft sobre o retorno do botão iniciar.  Quase nada muda, mas vamos experimentar antes de julgar. Deixe o seu comentário sobre o que acha da mudança. Melhorou, priorou ou tanto faz?