BlackBerry OS, o antecessor do BB10

O BlackBerry OS foi um sistema operacional para dispositivos móveis desenvolvido pela BlackBerry Ltd. A primeira versão do sistema foi lançado em janeiro de 1999 para equipar os aparelhos da empresa, como pagers e smartphones. Por muito tempo os smartphones da BlackBerry eram sinônimos de sofisticação, foram os primeiros a oferecer, dentre outros recursos, funções de editor de textos, acesso à Internet, e-mail e tecnologia IPv6. Por esse motivo, os aparelhos da BlackBerry eram muito utilizados por cliente corporativos. O BlackBerry é considerado o aparelho que deu origem à categoria dos smartphones, mas caíram em desuso depois do surgimento dos smartphones mais modernos. Apesar de ainda ser muito utilizado, a BlackBerry anunciou em 2010 que abandonará o BlackBerry OS e adotará um novo sistema operacional para os seus próximos smartphones, o BlackBerry 10.

BlackBerry OS, plataforma proprietária

O BlackBerry OS é um sistema operacional que só pode ser distribuído junto com um aparelho BlackBerry, ou seja, é semelhante ao iOS, da Apple no sentido de ser um sistema restrito. Tradicionalmente, as aplicações são escritas usando BlackBerry Java, particularmente o Java Micro Edition (Java ME) da plataforma.

BlackBerry OS 7

[button url=”http://pt.wikipedia.org/wiki/BlackBerry_OS” target=”_blank” style=”grey”]wikipedia[/button] [button url=”http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/blackberry.html” target=”_blank” style=”grey”]techtudo[/button]